A linha de caminhões Super Scania, formada por modelos com motores de 13 litros e potência entre 420 e 560cv, é uma das principais novidades da fabricante que será apresentada na Fenatran 2022. A nova gama de produtos  chega  com trem de força (motor, caixa de cambio e eixo traseiro)  totalmente novos além de uma  série de tecnologias qpara tornarem os veículos serem mais rentáveis, seguros e sustentáveis.

motor super Os motores de 13 litros da linha Super Scania  são disponibilizados nas potências 420cv, 460cv, 500cv e 560cv. As principais mudanças estão o cabeçote único com duplo comando de válvulas, o freio de liberação de compressão CRB), aumento da pressão de pico no cilindro de 250 bar, fricção dos componentes internos reduzida, melhorias na lubrificação e refrigeração bem como ruebo compressor mais eficiente.

O freio de liberação de compressor (clique aqui para ver o teste com os caminhões Super Scania), proporciona 350kw de potência de frenagem e quando utilizado junto com o Retarder (opcional) pode chegar a 850 kw de potência de frenagem. “Os 350kw equivalem a 475cv de potência de frenagem segurando o motor. É uma solução de baixo peso pois agrega apenas 7kg a mais ao motor, além de ser um componente livre de manutenção. Todos os caminhões Super da Scania já saem de linha com o CRB; assim o cliente ganha 30% a mais de frenagem em relação ao sistema convencional freio de escape”, explicou Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios. 

 

 

Os novos motores de 13 litros para atender a fase P8/Euro 6 contam com sistema SCR de tratamento de gases  com dupla dosagem de Arla, filtro DPF e ASC. O tanque de combustível recebeu uma unidade de otimização do combustível (FOU) com tanques menores porém com capacidade de aproveitamento de até 95% do diesel no tanque. Essa solução resulta em menor volume morto e mais autonomia para o caminhão.

Caminhões Super Scania com nova caixa de câmbio e eixos traseiros

caica de cambio g33Outra novidade é a plataforma de caixa de câmbio G25CM (75Kg mais leve que a GRS905), com torque de entrada de 2.500Nm que equipa os caminhões com motores de até 460cv. Já a  caixa G33CM com torque de entrada de 3300Nm é os modelos com propulsores com potência a partir de 500cv. P peso dessa unidade é 60Kg abaixo da GRS905. Entre as vantagens dessa nova plataforma estão uma melhor capacidade de arranque, rapidez nas trocas de marchas, economia de 1% de combustível e maior carga útil.

 

eixo rb885Os eixos traseiros também são novos. O  RB885+R885 que substitui  o RB662 tem capacidade máxima de tração de 90 toneladas. “Em relação a parte física é possível comparar que o cardã final do RB662 é torto e o RB885 tem um cardã mais forte e reto. Com a nova motorização e maior torque optamos em super dimensionar o eixo traseiro. E a manutenção é reduzida já que utiliza o pacote de lubrificantes Scania que diminuiu o intervalo de trocas”, explicou Marcelo Gallao.

E as demais linhas?

As demais linhas de caminhões Scania P8/Euro6 também trazem várias novidades. As plataformas dos motores de 7 litros (250cv e 280 cv), 9 litros (280 cv, 320cv, 360cv) e os 13 litros (370cv , 450 cv e 500 cv) foram otimizadas e tiveram um ganho de 2% no consumo de combustível. As principais mudanças foram a bomba hidráulica de refrigeração e direção variável, otimização de coletores do turbo e de escape, maiores taxas de compressão e melhorias no software do motor.

V8 770cvUm dos destaques da linha Euro 6 da Scania ficou por conta da nova linha V8, especificamente para o caminhão com 770cv de potência e torque de 3.700Nm, a maior potência do mundo de um caminhão de produção em série. A nova gama também inclui o caminhão de 660 cv e torque de 3300Nm. Em linhas gerais o que mudou na nova linha V8 nos motores de 16 litros foi a nova bomba de combustível de alta pressão, aumento da pressão de pico do cilindro, menores perdas internas por fricção, otimização de coletores do turbo e de escape e novos hardware e software no módulo do motor. Esses veículos são indicados para transporte rodoviário, cana de açúcar, mineração (10×4) e movimentação de cargas indivisíveis.

Disponibilidade da Frota

Atrelado ao lançamento da linha P8/Euro 6, a Scania  apresentou um amplo portifólio de serviços com a promessa de reduzir em até 25% os custos de reparação e de manutenção preventiva. “A conectividade, gerando dados que posteriormente são analisados e transformados em soluções de negócio, permanece como o centro de tudo para tornar os caminhões da nova linha Euro 6 mais eficientes. A combinação com um programa de manutenção flexível continuará garantindo a virtuosa gestão das frotas e a máxima produtividade e eficiência dos caminhões”, explicou Marcelo Montanha, diretor de Serviços da Scania no Brasil.

Para a nova linha de caminhões, os novos motores foram redesenhados para otimizar a lubrificação de todo o conjunto. Com essa solução passarão a utilizar lubrificantes com tecnologia de redução de atrito, que aliados aos planos flexíveis irão reduzir significativamente necessidade de paradas para manutenção em até 50% na comparação com a geração atual. (confira no final da matéria os serviços oferecidos pela Scania)

O novo ADAS 2.0 também chega com o objetivo de contribuir para o aumento da segurança e também da disponibilidade do veículo. Atualmente o ADAS conta com AEB (frenagem de emergência), LOW (leitor de faixa) e ACC (Controle de cruzeiro ativo). Na nova versão foram incorporados ponto cego e pedestre (Asla), direção elétrica ativa, controle de cruzeiro com predição ativa (a partir de zero km/h)

Os veículos Euro 6 da Scania acumulam 4.300.000 de quilômetros rodados desde 2018. Nesse período foram testados o motor Super, motores otimizados Euro 6, nova caixa de câmbio G25e G33 e os novos eixos traseiro. A nova linha Euro 6 está pautada em eficiência energética, disponibilidade, segurança e sustentabilidade.

Outra novidade que será disponibilizada pela Scania a partir da Fenatran são os contratos de locação para os veículos Euro6, inclusive os caminhões Super Scania e os de motores a gás. A locação poderá ser a partir de um veículo e os contratos serão de 24 a 60 meses. O Diretor Geral de Operações Comerciais da Scania Brasil,  Silvio Munhoz, afirmou que as novidades serão apresentadas na Fenatran e seguem os princípios da Scania de desenvolver produtos e soluções para apoiar o transportador.

Alternativas sustentáveis

“Estamos trazendo novidades que foram comprovadas no dia a dia pelos clientes. Estamos trazendo cada vez mais alternativas sustentáveis. Através da redução do consumo de combustível nos estamos garantindo a sustentabilidade econômica e rentabilidade contribuindo para o meio ambiente através da redução de emissão de CO2. Nos produtos Euro6 focamos muito na eficiência energética e, também, na disponibilidade do veículo através de novos serviços de manutenção específicos para reduzir o tempo de parada como os contratos de manutenção flexível”.

Christopher Podgorski, presidente e CEO, também reforça o compromisso da Scania em relação ao desenvolvimento de produtos e soluções que sejam sustentáveis e proporcionem  maior disponibilidade e rentabilidade aos clientes. “Nosso setor de transporte contribui com 25% das emissões de gases de efeito estufa. Nós somos a primeira representante da indústria automobilística a nos juntarmos ao Science Based Targets, que define objetivos concretos que devem ser realizados e não compensados”, destacou o executivo.

Christopher lembrou que a meta é a redução de de 50% de CO2 liberado na produção do veículoa em 10 anos partindo de 2015. “Acreditamos que vamos até superar essa meta, um exemplo é que toda a energia utilizada na fábrica e na rede de concessionários cativo é proveniente de fonte renovável. O passo seguinte é  atingir 20% de redução e, conforme frisou, não existe uma solução única. “Porém, nós focamos nos pilares de veículos seguros (conectados), eficiência energética – com as melhorias feitas na motorização de combustão- e combustíveis alternativos como a transição para os elétricos”, explicou.

Conheça alguns dos serviços da Scania

Scania Zone – Realidade na Europa desde 2019, e comercializado e testado no Brasil desde 2020, o Scania Zone também estará disponível para os caminhões da linha Euro 6. Por meio do portal de gestão de frotas, o próprio cliente conseguirá definir, a qualquer momento e de forma bem simples, o limite de velocidade em trechos de risco da sua operação, por meio de cercas virtuais.

PMS com upgrade para o Premium Flexível Uptime – O programa oferece acesso a um sistema ainda mais completo de manutenções preventivas e corretivas. O objetivo é garantir a máxima disponibilidade e performance dos veículos. Como resultado prático proporciona uma redução até 25% nos custos de reparos e manutenção. O pagamento é atrelado à quilometragem rodada pelos veículos e a manutenção passa a ser contabilizada pelo consumo de combustível por meio de faixas de economia determinadas, tornando a cobrança mais dinâmica conforme a operação de cada cliente. O Programa de Manutenção Scania Standard Flexível também oferece versatilidade na assinatura, que pode acontecer por tempo indeterminado e com o custo da manutenção já definido para toda a vida útil do veículo. No amplo pacote de serviços, os programas de manutenção periódicos continuam no portfólio.

Control Tower para todos os clientes PMS Premium Flexível Uptime – Sistema que permite uma gestão ativa da eficiência do fluxo das oficinas e dos processos de manutenção da rede de Scania, para os veículos retornarem à operação o mais rápido possível. O Control Tower também entrega a todos os clientes um relatório FIT Uptime customizado com a disponibilidade real entregue pela rede Scania a cada mês, permitindo com com isso a comprovação da efciencia nos serviços e uma gestão de frota ainda mais refinada.

Programas de Manutenção Scania (PMS) – O PMS é dividido em duas categorias. O Premium (o produto mais completo do portfólio, que contempla manutenções preventivas, corretivas do trem de força e também todas as manutenções corretivas decorrentes de desgaste natural), e o PMS Standard (revisões previstas e trocas de óleo, filtros em geral e lubrificações específicas). O PMS Standard também oferece opção de pagamento por meio de parcela fixa mensal. Tem direito ao Scania Assistance (atendimento emergencial 24 horas) e checklist de mais de 70 itens, quem optar pelo Premium.

Conectividade – Os Serviços Conectados Scania dispõem de quatro opções ao cliente. O pacote Análise, gratuito por 10 anos, oferece relatórios semanais e mensais. Já o Desempenho, permite acompanhamento em tempo real tanto do veículo como da forma de condução de cada motorista, individualmente, e garante um retorno imediato do investimento. Por meio dos Serviços Conectados, os dados são enviados por um módulo (Communicator), instalado de fábrica nos modelos desde 2016. O pacote Avaliação do Motorista é uma solução intermediária que possui o método de avaliação e feedback aos motoristas. O pacote Data Access, permite que os clientes acessem diretamente os dados para análises mais específicas ou combinar dados de outras marcas.

Scania FIT – Os Serviços Conectados também oferecem uma ferramenta que opera sob o conceito de inteligência de frotas. Por meio do Scania FIT (Ferramenta de Inteligência de Frotas na tradução do inglês), o cliente usa a conectividade para mensurar o potencial de economia dos caminhões, além de avaliar a situação atual de cada um e as ações que devem ser tomadas para melhorar o consumo de combustível. O FIT funciona com base nos dados operacionais de milhares de veículos conectados da marca. Ele mede o desempenho da frota e o compara a dados de operações similares, para avaliar o estilo de condução. São analisados cinco parâmetros: marcha lenta, inércia, condução em trecho de serra, antecipação e freadas bruscas.

Driver Services – Serviço voltado ao motorista para tornar a condução mais rentável. Por meio de instrutores Master Drivers na rede,  são disponibilizados vários serviçose aos motoristas em diferentes formatos. As opções incluem aulas teóricas e práticas e até métodos de coaching, que são empregados na construção de hábitos de condução econômica.