A Iveco apresentou o novo caminhão S-Way, que chega ao mercado brasileiro com motor FPT 13 litros, para atender as exigências da norma Euro6, nas potências de 450 (4×2), 480 (6×2) e 540 (6×4) cavalos. O veículo é totalmente novo em relação ao trem de força, segurança, tecnologia, aerodinâmica, que somados a outros itens incorporados, proporcionam, de acordo com a montadora, uma redução de 15% de consumo de combustível. Foram realizados mais de 450 tipos de testes, baseados na realidade das estradas brasileiras e o S-Way percorreu 2.500.000 km. 

“O veículo S-Way existe na Europa desde 2017, 2018 mas ele foi desenvolvido para o mercado europeu, que carrega entre 50 e 52 toneladas contra 74 toneladas no Brasil. Partindo desse princípio, desenvolvemos um veículo totalmente novo para a realidade do Pais. Com o S-Way, a Iveco entra de maneira decisiva no segmento de pesados, com um produto referencia em tecnologia, robustez, segurança. Sem dúvida, o caminhão é a escolha mais inteligente para a operação do transporte rodoviário e traz todas as tecnologias de última geração para o segmento”, afirma Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.”

O diretor comercial, Ricardo Barion completa dizendo que os pesados têm grandes volumes comerciais, seja para o escoamento da safra até os portos e locais de distribuição dos produtos, ou para o transporte rodoviário de cargas em geral. “O Iveco S-Way será de suma importância para ampliarmos nossa participação nesse segmento”, aponta. Já Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produtos da Iveco para a América Latina, afirma que o lançamento posiciona a montadora como uma das principais competidoras na fatia de mercado que, desde 2017, é o principal impulsionador do transporte de cargas do país. 

Confira alguns diferenciais do novo caminhão S-Way

O FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT apresenta uma nova estratégia de funcionamento do freio motor com quatro estágios. O sistema traz redução do custo operacional ao minimizar a necessidade do uso do freio de serviço. A potência máxima do freio motor no quarto estágio é de 610 cv, um ganho de 150cv em relação aos veículos Euro V.

A transmissão do novo caminhão S-WAY foi desenvolvida com 18 novas funções de calibração para o modo de condução, entre elas a EcoRoll, quando a transmissão assume a condição Neutro para permitir maior rolagem do veículo; PreVision, em associação ao GPS permite a escolha mais eficiente de troca de marchas com antecipação a topografia do terreno, e a Rocking Mode, que auxilia nas
partidas em condições severas.

novo caminhao S Way 2

Em relação a conectividade o novo caminhão S-Way traz o  IVECO ON, serviço integrado que tem como objetivo maximizar a produtividade e disponibilidade do veículo em longo prazo. Um dos pontos de destaque é a possibilidade de assistência técnica remota que permite corrigir possíveis falhas e atualizar o veículo a distância, diretamente do Control Room (sala de monitoramento) da marca. Pela central multimídia, o cliente se conecta na central de comando da IVECO e recebe instruções e atualizações sobre o seu veículo.
No portal do cliente IVECO ON, o operador pode monitorar, por exemplo, o consumo de combustível do veículo e o estilo de condução individual de cada motorista, com o intuito de aperfeiçoar o desempenho da frota. 

O novo caminhão S-Way traz também o Way App, aplicativo para smartphone que permite ao motorista ter controle a uma série de funções do veículo de forma remota, tais como, abertura e tratamento das portas, abertura e fechamento das janelas, regulagem do som e central multimídia, controle sobre toda a iluminação interna da cabine entre outras funções.

novo caminhao S Way 1

Em relação ao conforto podemos destacar os dois modelos de cabine com amplo espaço interno (AS com 2,5 m de largura e a AT com 2,3 metros). A cabine foi totalmente reprojetada com nova identidade visual; nova cama com material visco elástico; novo banco estilo ‘assento de cinema’; mais de 15 porta-objetos focados no dia a dia do motorista; ar condicionado digital; banco e volante em couro com comandos integrados; geladeira; iluminação interna personalizável em cor e intensidade; painel de comando na cama; cortinas na cama e banco e entradas USB.

A Segurança fo novo caminhão S-Way fica por conta de vários itens com destaque para o LDWS (leitor de faixa), ACC (controle de cruzeiro automático adaptativo), AEBS (sistema de freio emergencial autônomo), Hill Holder (assistente de partida em rampa), ATC, ASR e ESC (controle de tração e estabilidade). 

 

O veículo será apresentado na Fenatran