A nova linha de caminhões Volkswagen, que será apresentada na Fenatran, traz  novidades que vão além de mudanças na motorização para atender a legislação Proncove 8. Foram investidos R$ 1 bilhão, em tecnologias, que junto com as novas configurações de trem de força permitiram aos caminhões das famílias Delivery, Constellation e Meteor entregarem mais potência, aumento de capacidade de carga técnica em 10%, economia de 5% de combustível e redução de 10% de TCO em relação aos Euro5. 

“Não é apenas uma mudança de tecnologia, fomos muito mais além. Temos plano de investimento de R$ 2 bilhões em cinco anos, sendo metade desse valor já investida na nova linha de caminhões. Foram cerca de 4.500 peças novas incorporadas, seis milhões de quilômetro rodados de teste com 100 veículos. Estamos crescendo como empresa com presença mundial fazendo parte de um grupo forte e levando o Brasil para o lugar que ele merece na questão de caminhões e ônibus”, destacou Roberto Cortes, presidente e CEO da Volkswagen Caminhões e Ônibus.

Cortês anunciou também o início dos testes com o Constellation Autônomo, que eleva a montadora para o último pilar do ciclo do caminhão do futuro: conectado, elétrico e autônomo. O Constellation 31.280 8×4  vai atuar junto às colhedoras no campo em lavouras de cana-de-açúcar no interior de São Paulo.

Ricardo Alouche, vice-presidente de vendas, marketing e serviços da Volkswagen Caminhões e Ônibus, complementou dizendo que a Volkswagen está completamente inserida no mundo do ESG (práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização) e reafirmou que a nova linha de caminhões Volkswagen 2023  atende não apenas a uma legislação de emissão com produtos que entregam mais de 98% de redução de material particulado e 99,9% de NOX em relação aos veículos Euro 1, mas chega com um conceito de entregar mais eficiência, conforto, segurança e tecnologia, os quatro pilares do transporte. 

“Os veículos receberam novas motorização e tecnologias que resultaram em economia de combustível, custo de manutenção e foco total na redução do custo operacional do cliente (TCO). Além disso, os veículos ganharam mais conforto com as mudanças internas e de ergonomia. A segurança ficou por conta de itens como controle de vibração, estabilidade, assistente de partida e rampa, ABS e EBD, além de inovações tecnológicas que promoveram mais interatividade e conectividade. Os veículos poderão sair 100% conectados a fábrica com o sistema RIO para gestão inteligente de frotas.”, completou.

A nova linha de caminhões Volkswagen 2023 oferece dois anos de garantia sem limite de quilometragem, sendo para o veículo completo no primeiro ano, no segundo para o trem de força e três revisões com mão de obra gratuita. Além disso, todos os modelos podem ser adquiridos através do VW Truck Rental de aluguel de caminhão, serviço lançado recentemente pela montadora e que oferece  contratos de aluguel para 36 e 60 meses, com a possibilidade de contratação da locação por prazos mais longos.

Nova linha de caminhões Volkswagen mais conectados

Toda a nova linha de caminhões Volkswagen 2023 poderá estar conectada à plataforma RIO de serviços digitais da montadora. Os veículos serão equipados com o módulo que permite aos clientes ativarem planos de serviços, desde básicos aos mais  avançados, com uma modalidade especial para os elétricos. Na versão mais simples é possível criar uma política de frotas prevendo as regras de utilização dos caminhões da empresa e personalizar algumas funcionalidades de acordo com as necessidades. A contratação possibilita receber informações como localização em tempo real, consumo de combustível e indicadores de ociosidade do veículo.

Já no pacote mais avançado aproxima o gestor de frotas ao motorista, permitindo fazer o cruzamento de dados entre as informações do veículo e como ele está sendo conduzido e os dados são ainda mais estratégicos para a eficiência operacional como avaliações sobre o desempenho do caminhão e do motorista e a manutenção preventiva através do monitoramento remoto de alertas, o que gera maior disponibilidade da frota.

No caso do e-Delivery é possível realizar o monitoramento em mapa do raio de alcance do veículo através da localização em função do nível de carregamento das baterias. O serviço também provê, em tempo real, a disponibilidade da frota em função de tais monitoramentos, além do acompanhamento dos níveis de emissão de CO2 evitados, entre outras informações.

Quais as principais mudanças na nova linha de caminhões Volkswagen?

As mudanças no trem de força e novas tecnologias contribuíram para que os veículos Euro 6 entregassem mais economia de combustível, novas potências e torques, maior capacidade de carga e menor custo operacional em relação à linha anterior. São cinco motorizações atualizadas para novas tecnologias e padrões de emissões, nova geração de transmissões automáticas e automatizadas e novas relações de eixo sob medida para cada tipo de aplicação.

No caso do  VW e-Delivery, a novidade fica por conta do ganho de capacidade de carga útil de até 10%, nova central multimídia, faróis com luzes de condução diurna (DRL, na sigla em inglês) em LED, sistema de alerta de frenagem, suporte para celular, entre outros. O Delivery Express e o 6.170 são equipados o motor FPT desenvolvido com calibração exclusiva. Já os de 9 a 12 toneladas estão equipados com motor Cummins de 4 litros.

nova linha de caminhoes Volkswagen 3O VW Delivery 11.180  conta agora  com PBT de 10.800 kg e novo freio dianteiro. Já o VW Delivery 9.180  está com PBT de 9.200 kg, 625 kg de carga útil a mais comparado com a versão anterior. Ambos com motor Cummins ISF de 4 litros e com tecnologia de emissões SCR, torque máximo de 600 Nm e 180 cv de potência.

A nova linha de caminhões Volkswagen Constellation chega com o motor MAN D08 de 5 litros para o segmento de 14 a 18 toneladas. Já o motor MAN D08 de 7 litros entra para o segmento de 18 a 31 toneladas e o motor Cummins de 9 litros para aplicações de até 53 toneladas nos caminhões VW. Ambos com tecnologia SCR. Os modelos da linha também chegam com nova identidade visual com luzes de posição em LED e luzes de condução diurna (DRL, na sigla em inglês) integradas aos faróis e lanternas em LED. Além da suspensão parabólica e caixa de direção otimizada tornando 30% mais confortável. Na coluna da direção foi incorporado alavanca que permite ao motorista ter o controle do nível de freio do motor, do retarder, opção de velocidade constante.

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Os modelos Constellation ganharam capacidade técnica de carga e, com isso, novas nomenclaturas. Assim nascem os caminhões Constellation de 18 toneladas (antes 17) e 26 ton (previamente 24). Já os fora de estrada de 26 ton viram 27 toneladas. O campeão de vendas em semipesados VW Constellation 24.280, foi substituído pelo VW Constellation 26.320 com MAN D08 de 7 litros, 320 cv de potência e 1.200 Nm de torque, com sistema SCR e tanque adicional de Arla 32.

 

 

nova linha de caminhoes Volkswagen 2Os extrapesados da família Meteor utilizam o motor MAN D26 de 13 litros, produzido no Brasil nas potências de 480 cv e 530 cv, com  sistema de emissões SCR e EGR. As novas versões dos Volkswagen Meteor 28.480 e 29.530 saem de fábrica com transmissão automatizada V-Tronic, ZF Traxon 12 ou 16 marchas com sistema Predictive Shifting, controle eletrônico que cruza dados do sistema de marchas do veículo com as informações de GPS para tornar a estratégia mais eficiente, garantindo uma melhor performance na operação.

 

Veja como ficou as nomenclaturas na nova linha de caminhões Volkswagen

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Quais as mudanças nas transmissões ?
As transmissões automatizadas e automáticas ganham ainda mais espaço no portfólio dos caminhões Volkswagen, antecipando essa tendência aos clientes. A caixa da Traxon passa a ser item de série nos Constellation acima de 18 toneladas. Para os modelos de 14 a 18 toneladas, a opção é para a transmissão manual ou automática da ZF de 8 velocidades, desenvolvida exclusivamente para a linha de veículos médios da Volkswagen. E os veículos de 3,5 a 13 toneladas contam com a caixa Eaton de 6 velocidades, com a opção automatizada para os modelos de 9 e 11 toneladas.

Confira algumas mudanças no conforto e tecnologia

Em relação ao conforto, a Linha 2023 chega com bancos mais ergonômicos com apoios de cabeça e lombar (pneumático), além da regulagem da carga do amortecedor. Os bancos também contam com ajuste de altura, e novos revestimentos com opção para couro sintético antibacteriano.

O painel analógico  está reformulado com novo display que garante melhor visualização de suas funcionalidades. Ambas as opções de painel contam com uma ferramenta na qual o motorista do veículo é avaliado e pontuado de acordo com seu desempenho em aceleração, frenagem e troca de marcha, além de receber recomendações para aprimorar esses critérios.

A partir do segundo semestre de 2023, o  painel de instrumentos terá disponpível painel digital de 10 polegadas. Nesta versão  será possível definir as informações que aparecem para o motorista na tela  como autonomia, pressão e nível de óleo, econômetro, temperatura do líquido de arrefecimento, consumo de combustível e dados sobre a viagem.