Os caminhões Euro 6 serão os grandes destaques da Fenatran 2022. Todas as montadoras vão apresentar os novos veículos que chegam com motorização mais sustentável e com redução de emissão de poluentes, para atender as determinações do Procove P8, que entra em vigor em 1 de janeiro de 2023. Mas você sabe a importância do Procove – Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores, criado pelo Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente? Em linhas gerais, a meta é reduzir a emissão de poluentes e também promover o desenvolvimento tecnológico nacional e a melhoria dos combustíveis.
Mas, por que se fala em caminhões Euro 6? De acordo com informações do Caderno CNT de Perguntas e Respostas do P8, o Proconve tem como base a regulamentação da União Europeia que trata sobre o controle das emissões de veículos automotores. A fase brasileira em curso para veículos pesados (P-7) é correspondente à norma europeia Euro V. Para atender aos padrões dessa fase, os motores automotivos passaram por modificações, e os veículos foram equipados com sistemas de pós-tratamento dos gases de escapamento. Uma das tecnologias utilizadas é conhecida como Redução Catalítica Seletiva (SCR8, na sigla em inglês) – que envolve o uso do Agente Redutor Líquido de NOx Automotivo, ARLA 32 – e a outra, Recirculação dos Gases de Escape (EGR9, na sigla em inglês).
O que diz a resolução P8
De acordo com a Resolução CONAMA Nº 490 DE 16/11/2018, a partir da fase P8, o fabricante e/ou importador deverão comprovar o atendimento aos limites máximos de emissão de poluentes pelos intervalos de rodagem e de tempo de no mínimo de 300 mil km ou seis anos para veículos de carga com PBT entre 3,856 toneladas e 16 toneladas e 700 mil km ou sete anos (no P7 eram 500 mil km ou cinco anos) para veículos de carga com PBT acima de 16 toneladas.
Além disso, o Procove P8 exige a medição de emissão de poluentes em tráfego real no ato da homologação e deverá ser realizada em pelo menos um veículo equipado com motor de configuração mestre de cada família de motor, definido pelo Ibama ou norma técnica brasileira por ele referenciada. Na norma anterior a medição era feita com motores na bancada. Serão obrigatórios os registros e declaração dos valores de CO2, em g/kWh, e do consumo de combustível, em g/kWh, pelo método balanço de carbono. De acordo com a Cummins, com a chegada dos caminhões Euro 6, a indústria conseguiu reduzir os níveis de emissões de gases nocivos, como óxidos de nitrogênio (NOx), em 77% em relação ao Euro 5. Outra exigência diz respeito ao ruído.
Em relação as vantagens da nova Fase, o Caderno CNT de Perguntas e Respostas do P8, explica que o mercado de transporte rodoviário brasileiro poderá adquirir modelos de veículos com tecnologias já estabelecidas, utilizadas há uma década no mercado internacional e por meio da utilização de tecnologias mais limpas, o segmento rodoviário brasileiro fortalecerá a sua imagem perante as embarcadoras nacionais e multinacionais. A P-8 promoverá também mais exigências em relação aos níveis de emissão durante a vida útil dos caminhões Euro 6, considerando o fato de que as emissões serão efetivamente reduzidas nas condições de operação real, e não somente nas condições de ensaios laboratoriais. Essas novas exigências podem proporcionar mais segurança para os transportadores que irão adquirir veículos que passaram por um critério mais rigoroso de exigências técnicas de validação.
Montadoras apostam nos caminhões Euro 6 na Fenatran
As montadoras vão aproveitar a participação na Fenatran para destacar as suas novas tecnologias e a motorização Euro6.
Além da questão do Euro 6, a DAF aposta em um volume significativo de vendas e aproveita a sua participação para ressaltar os seus nove anos de mercado e seus principais lançamentos, produtos e serviços.
Já a Iveco vai apresentar o portfólio completo Euro 6, soluções em combustíveis alternativos para o transporte de cargas e sistemas de conectividade no suporte ao cliente por meio da nossa Rede de atendimento.
A Mercedes-Benz aproveita o momento para destacar a importância de adotar o Euro 6 e os impactos para o meio ambiente assim como estreitar o relacionamento com grandes frotistas e pequenos transportadores.
A Scania também tem boas expectativas com a Feira, que marcará os encerramentos das comemorações dos 65 anos da empresa no Brasil. A marca vai apresentar o seu novo portfólio completo de produtos Euro 6, desde os semipesados, passando pelos pesados e fora de estrada, com destaque para a sustentabilidade e as soluções de serviços para o transporte.
A Volvo vai mostrar para os clientes de todo o País uma série de inovações com objetivo de ajudar transportadores a contar com maior disponibilidade de seus caminhões e com menor consumo de combustível. Anunciou que a empresa já está se adequando à Euro 6 .
A Volkswagen Caminhões e Ônibus anunciou que vai proporcionar uma experiência completa aos clientes, com um apelo forte em conectividade, serviços digitais, prestação de serviços, pós-vendas, valor de revenda e ESG.