O presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, anunciou nesta quarta-feira (02 de fevereiro) investimento de R$ 1,5 bilhão de reais para o período de 2022/2025 nas operações da empresa no Brasil e América Latina.

De acordo com o executivo, o recurso será destinado principalmente a pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e serviços. O anúncio veio junto com a comemoração da liderança em 2021 do emplacamento de caminhões pesados pela nona vez no mercado brasileiro e o recorde de produção e vendas desde a instalação da Volvo no Brasil, no início da década de 1980.

Os festejos da montadora se estendem a resultados obtidos também no crescimento de participação no segmento de semipesados, produtos, serviços e recordes de venda de cotas de consórcios e do volume de financiamentos de veículos. Enfim, o melhor ano da Volvo desde a sua instalação no Brasil no início da década de 1980.

Wilson Lirmann
Wilsojn Lirmmann: o resultado de 2021 alimenta a confiança e o compromisso para o futuro, por isso o novo ciclo investimentos na América Latina

A começar pelo segmento de pesados, o FH 540 6X4 se destacou mais uma vez como o cavalo mecânico licenciadas, volume maior até mesmo ao de caminhões leves. Já no segmento de semipesados, o destaque da marca ficou modelo VM, com as vendas de 6.393 unidades incluindo versões semipesados e pesados.

No total, a Volvo atingiu o emplacamento de 21.823 caminhões, 45,7%% acima do volume registrado ano passado. O resultado manteve o Brasil na posição de segundo maior mercado de caminhões do grupo Volvo no mundo.

Segundo Wilson Lirmmann, o resultado de 2021 alimenta a confiança e o compromisso para o futuro, por isso o novo ciclo investimentos na América Latina.  “Também vemos boas perspectivas para 2022, no entanto, os desafios da cadeia de produção, tanto em capacidade quanto em aumento de custos, vão exigir atenção ano longo do ano todo”, afirmou.

Os bons resultados da marca ocorreram também em outros países do da América do Sul, onde houve destacada recuperação de mercado durante o ano passado. No Peru, por exemplo, a Volvo cresceu 62% com a entrega de 1.628 caminhões e 1.355 no Chile (42% acima do total de 2020). No total a Volvo entregou

Alcides Cavalcanti diretor executivo de caminhoes VOlvo
Alcides Cavalcanti: mesmo com os desafios no suprimento de peças, conseguimos entregar o maior volume de nossa história no País

Nos demais mercados do continente também houve forte recuperação em 2021, com destaque para o Peru, com 1.628 caminhões entregues (crescimento de 62% sobre o ano anterior devido a retomada da mineração) e Chile, com 1.355 entregas (crescimento de 42%).

Incluindo Argentina, Uruguai e Bolívia, ao todo foram 25.808 caminhões entregues na América Latina em 2021, um número 43% superior ao ano anterior.

“Nos preparamos muito para esse crescimento, com novas contratações e expansão de turno em nossa produção. Mesmo com os desafios no suprimento de peças, conseguimos entregar o maior volume de nossa história no País”, comemorou Alcides Cavalcanti, diretor executivo de caminhões da Volvo no Brasil.