A Volvo Caminhões apresentou os seus resultados de 2023 e aposta em crescimento em 2024. Para Wilson Lirmann, presidente do grupo volvo América Latina, o ano de 2023 foi desafiador porém de avanços importantes. “Nós estamos muito felizes com os resultados obtidos. Foi mais um ano de grandes conquistas. O mercado teve grande aceitação de nossos modelos Euro 6, garantindo mais uma vez nossa liderança nos segmentos acima de 16 toneladas”, destacou.

 

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Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina

Ao todo, a Volvo entregou 19.647 caminhões no Brasil em 2023. Desse total, 14.020 unidades foram de veículos Euro 6. Dos veículos Euro 6 licenciados da marca, 10.296 unidades são dos modelos FH, FM e FMX, o que garantiu 30,7% de participação em caminhões pesados equipados com essa tecnologia de emissões. Os outros 3.724 foram da linha VM e considerando veículos semipesados e pesados, a marca atingiu e 27% de share.

Alcides Cavalcante, Alcides Cavalcanti, diretor executivo da Volvo Caminhões. Conta que o início do ano foi marcado pela troca de governo e incerteza de como seria a aceitação dos clientes em relação aos caminhões Euro 6. O executivo brinca dizendo que as únicas duas certezas eram que os caminhões Euro 6 eram 20% mais caros e a taxa de juros estava subindo.

“ O ano começou com toda essa emoção. Mas superamos todos esses desafios e entregamos resultados fantásticos. “O FH 540 foi o caminhão mais vendido no Brasil com 7.200 unidades emplacadas e também o caminhão Euro 6 mais emplacado no mercado brasileiro, com 5.803 unidades licenciadas nessa especificação. Outro destaque foi o modelo FH 460, com 3.783 emplacamentos, sendo 3.167 com motor Euro 6. Nenhuma outra marca emplacou tantos pesados Euro 6 como a Volvo”, assegura Cavalcanti.

 

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Alcides Cavalcanti, Diretor Executivo da Volvo Caminhões

Na América Latina foram 23.652 caminhões Volvo entregues. Além do Brasil, que representou 83% deste volume (19.647), outros mercados de destaque foram o Peru (2.077 unidades) e Chile (1.351 unidades). “Mantivemos a liderança no Brasil e no Peru. Pela primeira vez atingimos a liderança no Chile com a linha F”, explicou.

Volvo Caminhões: emissão zero até 2040

Estamos começando uma nova etapa 2024 e vamos dar continuidade ao principal tema dessa década que é a sustentabilidade. E, segundo Lirmann, a Volvo tem três grandes desafios. São eles oferecer veículos 100% mais eficiente, seguros e livre de combustível fóssil para redução de CO2, o grande desafio.  “Para atender esse último desafio, a Volvo estabeleceu metas globais ambiciosas como reduzir em 50% a emissão de CO2 até 2030 e de 100% até 2040.

“A América Latina é uma região muito importante para o grupo Volvo e fazemos parte dessa transformação. As vezes quando discutimos parece algo de mercados altamente desenvolvidos. Mas não há como a Volvo atingir essas metas sem entregarmos uma contribuição importante na América Latina. Até porque também temos as nossas metas de redução de 20% de CO2 até 2025”, destacou.

Lirmann explica que isso já esta acontecendo com a renovação de toda linha F, avanço nos serviços de conectividade e os motores Euro 6. Todas essas ações somadas vão contribuir para a montadora chegar a meta de 2025.

“Estamos em um novo ciclo de investimento na ordem de R$ 1,5 bilhão entre 2023 e 2025. Nesse ciclo vamos tratar da transformação, atualização de soluções, pesquisa, desenvolvimento de produtos, tecnologias, serviços. Para 2024 esperamos um 2024 um pouco melhor, com previsibilidade e um crescimento na ordem de 10 a 15% em relação ao ano anterior”, finalizou.    

Volvo apresenta nova linha pesada na América do Norte