903A Volvo divulga que pela primeira vez o mercado tem um ônibus híbrido comercialmente viável, o Volvo 7700 Híbrido, com consumo de combustível até 30% mais baixo e componentes híbridos da marca. Segundo levantamento da empresa, em cinco anos os proprietários desses veículos podem recuperar o investimento e destaca que o modelo contribui para a melhoria ambiental, pois seu consumo menor de combustível reduz a emissão do gás de efeito estufa em até 30%. A descarga de particulados e óxidos nitrosos cai em até 50%, na comparação com a versão diesel.

O conceito híbrido Volvo é o I-SAM, um sistema composto de um motor de partida, um motor elétrico, um gerador e uma unidade de controle eletrônico, todos combinados. O I-SAM trabalha em conjunto com um motor diesel e a caixa de marcha Volvo, a I-shift, reconhecida mundialmente por sua tecnologia que permite reduzir o consumo de combustível. Além disso, é usada uma bateria de íons de lítio, que é carregada na frenagem pelo motor/gerador. A bateria fornece energia para o motor elétrico gerar força de tração.

Por ser um híbrido-paralelo, o ônibus pode ser movido pelo motor elétrico ou pelo motor diesel ou, ainda, por ambos simultaneamente. Por esta razão, o ônibus pode ser equipado com um motor diesel menor, de 5 litros, ao invés do motor de 9 litros usado na versão diesel do Volvo 7700. O desempenho do ônibus é aumentado, mas o consumo de combustível é reduzido.