A Volvo Bus Latin America iniciou neste mês, no Brasil, testes com seu novo ônibus híbrido, o chassi 7700 Hybrid movido a eletricidade e a diesel. O veículo rodará em Curitiba/PR durante três semanas na linha Interbairros 2, rota de 42 quilômetros que conecta bairros e terminais de parada. Na capital paranaense, a parceria envolve também a URBS, empresa responsável pela gestão do transporte coletivo urbano da cidade. “Chamada de ‘Híbrido em Paralelo’, a solução híbrida desenvolvida pela Volvo é revolucionária e bem mais avançada que as demais existentes no mercado”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. O ônibus tem dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. O motor elétrico é utilizado para arrancar o ônibus e acelerá-lo até uma velocidade de aproximadamente 20 quilômetros por hora, e também como gerador de energia durante as frenagens.O motor diesel entra em funcionamento em velocidades mais altas. A cada vez que se acionam os freios, a energia de desaceleração é utilizada para carregar as baterias. Quando o veículo está parado, seja no trânsito, em pontos de ônibus ou em semáforos, o motor diesel fica desligado. Estudos da Volvo demonstram que o tempo que o veículo fica parado pode representar até 50% do período total de operação do ônibus. Durante todo esse tempo, não há emissões de poluentes, pois o motor diesel se apaga completamente. “Esta tecnologia tem duas vantagens principais: mais economia de combustível e grande redução no impacto ambiental”, destaca Euclides Castro, gerente de ônibus rodoviários da Volvo Bus Latin America. O sistema híbrido da Volvo proporciona uma redução no consumo de combustível de até 35%. Já a diminuição das emissões de poluentes que saem do escape pode variar de 80% a 90%, na comparação com motores a diesel convencionais.