1323O Volvo FH16 com motor de 750cv e torque de 3550Nm acaba de assumir o posto de caminhão mais potente do mundo, o qual era ocupado pelo modelo FH 700. O veículo recém lançado pela marca será vendido exclusivamente na Europa. Staffan Jufors, presidente e CEO da companhia, destaca que este “é um caminhão com desempenho absolutamente top de linha, associado a baixo consumo de combustível e emissões extremamente baixas”.
Segundo informações da montadora, o veículo tem como base a tecnologia usada atualmente no motor a diesel de 16 litros e 700cv – um propulsor seis cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e unidade de injetores. O motor 750cv tem duas versões: uma Euro 5 e outra EEV (Enhanced Environmentally-friendly Vehicle), que promete emissões ainda mais baixas de materiais particulados e muito menos fumaça.
De acordo com a Volvo, a caixa de câmbio I-Shift, equipamento padrão no novo FH16 750cv, foi otimizada para suportar o maior torque do motor. Dentro das opções de eixos traseiros, destaque para a opção de combinação bruta de pesos de até 250 toneladas. A matriz sueca iniciará a produção dos caminhões Volvo FH16 para o mercado europeu já no começo de 2012. Além da versão com 750cv, o motor de 16 litros também estará disponível nas versões de 540, 600 e 700cv.

Evolução
O primeiro modelo F16 da Volvo foi apresentado ao mercado há 25 anos. Tratava-se de um caminhão com motor de 16 litros e 470cv de potência, algo inovador para a época. Desde então, a Volvo tem investido em tecnologia para o desenvolvimento de caminhões cada vez mais potentes. Em 1993, uma nova geração de caminhões Volvo de alta capacidade entrava no mercado: o FH16, com 520cv. Dez anos mais tarde a montadora lançava o FH16 com um motor com 610cv de potência. Já em 2008, a empresa lança o modelo com 700cv.