A defasagem do frete é um dos fatores que lideram a lista de reclamações por parte dos caminhoneiros autônomos. Nos últimos anos a reclamação a insatisfação ficou ainda mais evidente diante dos aumentos constante de diesel e todos os insumos ligados ao transporte rodoviário de cargas. A conta passou a não fechar e como consequência o autônomo vem enfrentando dificuldades para se manter competitivo na profissão. Afinal, algumas coisas importantes como a manutenção preventiva do caminhão vão ficando em segundo plano prejudicando ainda mais o dia a dia do motorista na estrada.

Todo esse cenário tornou ainda mais importante avaliar o valor do frete e todos os custos da operação para decidir se vale a pena ou não fazer determinado transporte. Isso porque, o jeito de conduzir o negócio é o principal pilar em qualquer tipo de atividade para que ela possa garantir algum resultado financeiro positivo. Se antes era necessário anotar as despesas, controlar os gastos e avaliar melhor o frete, agora, nesse cenário de crise econômica, é imprescindível para conseguir sobreviver na profissão.

O ideal seria calcular exatamente quanto irá gastar naquele transporte, antes de fechar um contrato. Nesse cálculo, o autônomo deveria incluir gastos com pneus, distância, peso da carga, gasto com combustível, diárias trabalhadas, paradas para alimentação, entre outros custos operacionais. Porém, nem sempre o ideal é possível, pois, diante da grande oferta de mão de obra, o autônomo acaba aceitando o frete mesmo consciente do valor baixo. O maior perigo de não analisar o frete de maneira correta é o motorista ter de trabalhar cada vez mais, porque a medida que se reduz o frete, é necessário aumentar a quantidade de serviços para manter a receita no mesmo nível.

Defasagem do frete dificulta trabalho na estrada

Luciano Cândido de Souza, Formiga/MG, tem 44 anos e 17 de profissão, explica que para driblar a defasagem do frete, sobreviver da profissão e não sair no prejuízo fez algumas adaptações. Entre elas é percorrer distâncias menores e em períodos de pouca safra deixar o caminhão parado e arranjar trabalho em empresa.

“Eu faço conta, e se é para ter prejuízo prefiro estacionar o caminhão e ganhar dinheiro com outra coisa. Estou em uma região de boa produção agrícola e de mineração. Uma região ótima para trabalhar. Porém, com a lei da oferta e da procura o frete muitas vezes é baixo. Da mesma forma que tem muito trabalho, tem muito caminhão, muita concorrência. No meu caso, por exemplo, concorro diretamente com os rodotrens que podem trafegar com até 51 toneladas. E, quanto mais peso um caminhão pode carregar, mais faturamento e melhor negociação do frete existira. E, nesse caso saímos em desvantagem”, explicou.

Qual perfil do caminhoneiro se destaca no mercado de frete

Outro ponto é a questão da distância, Luciano garante que é mais vantagem para ele trabalhar com fretes com menor distância pois os gastos são reduzidos. Apesar de faturar menos, ele gasta menos com pneus, combustível e o próprio desgaste físico. Para mudar essa equação o ideai seria investir em caminhões com maior capacidade de carga para viajar distancias maiores.

Mas Luciano explica estar bem difícil pensar em investir em um caminhão. “A taxa de juros está alta e o frete está difícil melhorar. Quanto maior a oferta menor o valor do frete. As vezes ficar em casa ou deixar o caminhão parado é a solução mais inteligente. Durante a safra trabalho com o meu caminhão. Mas, no período chuvoso fica complicado então não dá para se planejar. Então, prefiro arranjar um trabalho e deixar o caminhão parado para não dar prejuízo”, destacou.

Para Luciano apesar da defasagem do frete, os aumentos constantes do diesel deram uma folga para os caminhoneiros. Ele explica que estava difícil trabalhar com toda aquela instabilidade. “Nesse ponto melhorou. Mas ainda a muito o que melhorar para os autônomos conseguirem se sentir mais seguro. Um exemplo são os repasses baixos das transportadoras, que negociam direto o valor e depois nos pagam. Essa transição tira um valor significativo do frete. E tudo isso para a empresa poder emitir as documentações. E com isso vai sufocando o autônomo”, finalizou.

Ermanio Carlos de Almeida Junior, na profissão desde 2016, é graduado em ciências biológicas e pós graduado gestão ambienta, diz ser caminhoneiro por amor. Para ele, desde o fim da greve de 2018, com a implantação da tabela mínima de frete, a defasagem do frete aumentou e o principal motivo é a livre concorrência do mercado. Excesso de caminhão para pouco frete.

“O que está agravando a situação do autônomo é o fato do valor do frete não acompanhar o aumento dos insumos, pneus e peças de reposição, sem contar com o valor absurdo que se tornou o caminhão. Um caminhão novo hoje chega a quase ou ultrapassa 1 milhão de reais, fazendo com que o autônomo não consiga mais renovar sua frota. Eu mesmo tenho um caminhão avaliado em cerca de 200mil reais, e hoje para mim, é impossível trocar por um caminhão zero, devido a diferença de valores”, explicou.

O problema maior, na opinião de Ernanio, não é a defasagem do frete, é sim a falta de fiscalização. Pois, as transportadoras trabalham de forma a pagar menos, mesmo cobrando do cliente o valor de tabela. Se houvesse uma fiscalização e punição aos embarcadores talvez poderia surtir algum efeito. Ele explica que até existe uma fiscalização por parte da ANTT , porém é muito falha e raramente encontrada na estrada.

“Hoje como não tenho muitas dívidas, consigo aguardar por um frete melhor. Mas, os colegas que têm suas prestações não pode esperar, e infelizmente acaba aceitando fretes que não compensam causando assim o desgaste de seu veículo e prejudicando ele mesmo, pois quando chegar as manutenções ele não terá condições de fazer”, opinou. Para melhorar, segundo ele, basicamente deveria ter fiscalização e a longo prazo associações para poder brigar por fretes mais justos.

Samuel Dias de Oliveira, de Santo André/SP, há 20 anos na profissão, também concorda que a concorrência hoje está muito acirrada e todos precisam sobreviver. Na sua opinião, o valor do diesel pesa muito na balança e os custos altos e pouco lucro não permite a conta fechar no final do mês, é preciso regularizar a tabela de fretes. “O período de pandemia mudou muito a rotina mundial e hoje estamos colhendo o que foi plantado nesse período. Tudo encareceu, os custos aumentaram muito e no meu ponto de vista, deveria ter mais uma fiscalização por parte dos governantes.

A defasagem do frete permite a quem der o menor preço ganhar a concorrência. Sem contar que outros custos como o vale pedágio, por exemplo, que deveria ser custeado pelas empresas não são incluídos no valor do frete, dando ainda mais prejuízo para os autônomos”.

Para tentar driblar a defasagem do frete, Samuel explica que viaja no máximo 1.000 km e esta optando em trabalhar com transportes de eventos para feiras pelo fado de já negociar antecipadamente o valor de ida e volta. Além disso, mesmo parado, como está a disposição do cliente, também recebe e tem não tem custos. “Para nossa melhoria precisamos muitos que nossas autoridades vejam o transporte com outros olhos. O governo deveria baixar um pouco seus custos sobre impostos para melhorar e evitar as sonegações. Hoje, as grandes transportadoras acabam dando as regras do mercado. Assim podemos brigar, porém sempre vai prevalecer a vontade e as regras delas”.

Para Aguiar Pereira Arantes, 61 anos, 43 de estrada, de Acreuna/GO, geralmente o caminhoneiro fica nas mãos das empresas e mesmo se a negociação fosse direta não teria muita diferença. “O valor do frete realmente precisa ser reajustado. O preço do diesel está razoável, porém o do frete cada dia mais baixo. Na época da safra, por exemplo, o frete tem um valor de R$ 150 a tonelada quando a safra acaba, cai para R$ 60,00. Não tem condições, com o passar do tempo praticamente trabalhamos de graça. O autônomo não dá conta de pagar as suas contas e muito menos de pensar em trocar o caminhão, que fica sucateando e como consequência aumentando custo com manutenção, pneus e parte mecânica. A conta não fecha”, explicou.

Na opinião de Aguiar, o caminhoneiro sabe que o ideal é fazer conta para analisar se o frete oferecido é realmente satisfatório e compensatório. Porém, o autônomo endividado não tem condições de recusar um trabalho e muitas vezes aceita qualquer valor na tentativa de conseguir pagar as suas contas. Existe um leilão de fretes. A transportadora passar relatório para as empresas de quantos caminhões estão parados e, assim a empresa vai determinando o valor do frete, de acordo com a oferta”, explicou.

 

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Defasagem do frete: Dicas de como elaborar uma planilha de custo

Analisar o frete 

O maior perigo de não analisar o valor de maneira correta é o motorista ter de trabalhar cada vez mais, porque a medida que se reduz o frete, é necessário aumentar a quantidade de serviços para manter a receita no mesmo nível. E, mesmo assim, nem sempre será o suficiente para compensar os gastos com cada uma dessas viagens. A consequência, como tem acontecido, é a falta de condições para honrar pagamentos de compromissos assumidos.

Como analisar o frete 

Na hora de negociar o frete é de extrema importância que o motorista analise se o valor oferecido será suficiente para pagar todos os custos da viagem e deixará algum lucro. O frete analisado deve ser a soma do valor recebido na ida e na volta. A planilha de custos bem elaborada dá condições para que o prestador de serviço analise de forma consciente o frete que lhe é oferecido. E assim consegue verificar quando o frete compensa. Além de ser base para a avaliação do negócio.

O que deve constar na planilha

Na planilha de custo devem constar todos os recursos consumidos e os custos com manutenção, pneus, despesas de viagem, combustível, taxas e impostos (licenciamento, IPVA, seguro obrigatório, RNTRC, taxa de vistoria de tacógrafo, etc) pagos para rodar com o caminhão, além de seguro do caminhão e os custos de depreciação do veículo. Desta forma será possível saber com mais certeza se a viagem será lucrativa.

Essa é uma das maneiras mais simples de o motorista saber quando o frete compensa e cuidar bem do seu negócio. Para começar, basta ter um caderninho e anotar todos os custos acima citados e os fretes recebidos. Assim o carreteiro terá condições de fazer uma avaliação ao final de cada viagem, de cada mês, trimestre, semestre e ano, e saber se foi positivo ou negativo.

Para aumentar a margem de lucro nos serviços de frete, especialistas alertam que os caminhoneiros precisam administrar melhor o seu negócio. Assim, é possível controlar melhor os custos e aumentar a margem de ganho em cada transporte de carga.