A Scania ampliou a oferta de caminhões pesados da marca com o lançamento da linha Plus. Trata-se  dos cavalos mecânicos equipados com motor de 13 litros da linha P7 (Euro 5) calibrados para atender a legislação P8 (Euro 6).  Os novos veículos são disponibilizados nas configurações R 450 4×2, R450, 6×2 e R 540 6X4 e potências de 450 e 540cv.

Os novos veículos chegam como uma solução intermediária para atender a expectativa de clientes de adquirir caminhões da marca a preços mais competitivos. Por conta dessa demanda, os modelos da linha Plus custam entre 6 e 8% menos do que os modelos da família Super com potências de 460 e 560cv.

O diretor de vendas de Soluções de Transporte da Scania Operações Comerciais Brasil, Alex Nucci, disse que a gama Plus chegou também para complementar o mix de modelos rodoviários da marca. Segundo o executivo, havia uma oportunidade, então foram escolhidas potências campeãs de vendas (450 e 540 cv) e adicionados os pacotes de Segurança, Conforto e Eficiência.

A gama de caminhões Plus disponibiliza airbag no volante e airbag lateral de cortina, item exclusivo da Scania. Outros itens de segurança presentes são o sistema de Frenagem de Emergência Avançada (AEB), Aviso de Saída de Faixa (LDW), Farol H7 e faróis no teto. O pacote Conforto, por sua vez,  dispõe de cabine Highline, Geladeira e multimídia com Bluetooth. O pacote Eficiência conta defletores no teto e nas laterais.

APLICAÇÕES

O motor  do Scania R 450 Plus desenvolve torque de 2.350Nm e possibilita ao veículo a atender uma variedade de aplicações, tanto na versão 4×2 quanto 6×2. Já R 540  6×4 conta propulsor que entrega 540cv de potência e torque de 2.700Nm. Nesta configuração de trem de força o veículo é ideal para tracionar principalmente composições de 9 nove eixos.

O motor de 13 litros da linha Plus sai de fábrica com freio auxiliar Scania Retarder de 4.100Nm de potência de frenagem, caixa de câmbio Scania Opticruise GRS905R e freio de exaustão. Alex Nucci lembra que, no entanto, o caminhão topo de linha da marca continua sendo o Scania Super.

O exeutivo disse ainda que os modelos da família Super são capazes de entregar de economia de combustível acima de 28% em relação à geração Euro 5. Lembrou também que já foram vendidos mais de 4 mil unidades da linha Super.

Evolução do Programa de Manutenção

Junto com os caminhões da gama Plus, a montadora anunciou mudanças no seu Programa de Manutenção Scania (PMS), que a partir de 16 de junho passará a se chamar Serviços Scania PRO. Não se trata apenas de uma troca de nome, mas sim de oferecer um atendimento mais proativo, profissional e personalizado.

De acordo com o diretor de Serviços da Scania Operações Comerciais Brasil, Marcelo Montanha, o Scania PRO é muito mais que manutenção, pois trata-se de algo maior, pois é soma de conectividade com soluções personalizadas.

Ainda nas palavras do executivo, os clientes querem tranquilidade, rentabilidade, simplicidade, transparência e redução de custos.  “Os Serviços Scania PRO chegarão para conquistar ainda mais nossos clientes com pacotes exclusivos e muito mais atrativos.” Ele explicou que os  Serviços Scania PRO estão divididos em três categorias e oferecem cobertura estendida para os caminhões zero quilômetro e também atendimento prioritário nas oficinas da rede Scania.

Montanha acrescentou que se trata de processos mais ágeis e simples, além da possibilidade de personalização de acordo com a necessidade do cliente. Ele destacou também o apoio 24 horas via linha direta 0800 para atender eventuais dúvidas de clientes e passará dados sobre os produtos de serviços contratados, vigência das soluções e etc.