Neblina na estrada, assim como geada, são comuns durante o Outono e o Inverno. Os fenômenos exige dos motoristas de caminhão o dobro de atenção ao trafegar pelas estradas nessas condições. A neblina na estrada ocorre devido ao menor índice pluviométrico, em que as águas evaporadas não resistem ao frio e se transformam em nuvens.
A incidência de neblina na estrada mais densa ocorre no inverno, sendo que o principal fator de risco ao trafegar nesta situação é a redução da visibilidade, a qual pode resultar em acidentes.
Fenômenos como a neblina, nevoeiro e neve podem ser perigosos e, portanto exige mais cautela e cuidados por parte dos motoristas, principalmente os de caminhão, para evitar acidentes.
Neblina na estrada aumentam chance de colisão
No caso de neblina e nevoeiro as chances de ocorrer uma colisão é grande, principalmente em rodovias de mão dupla. Outro fator agravante são as carretas que trafegam com excesso de peso e têm dificuldades para frear. Utilizar farol baixo, reduzir a velocidade e ligar o pisca -alerta apenas no caso de veículo parado, são ações que podem contribuir para aumentar a segurança.
As geadas e neves apesar de serem fenômenos pouco frequentes também necessitam de cuidados intensos por parte dos motoristas, principalmente durante à noite e ao amanhecer quando as temperaturas são mais baixas.
O gelo deixa a pista úmida e somado a baixa temperatura reduz a aderência do pneu com o asfalto e, portanto torna quase impossível frear. Portanto trafegar com a velocidade mais baixa é uma ótima opção nessas ocasiões.
Outro ponto importante é a manutenção do caminhão. Em épocas de muito frio alguns contratempos podem ocorrer portanto é essencial fazer revisões a cada viagem. Confira as dicas da Fabet.
Dicas para uma viagem seguras durante neblina na estrada
1- Faça sempre o checklist do veículo antes de sair, com atenção redobrada, pois se o veículo quebrar no meio da neblina ou frio intenso as chances de uma complicação são muito grandes.
2- Se puder, não entre em cerração porque não vai saber qual a distância que vai ter de visibilidade dentro dela.
3- Se for inevitável e tiver de prosseguir, dirija em uma velocidade compatível com o que você enxerga, sempre imaginando que poderá ter um veículo parado no meio da neblina.
4- Evite parar no meio da neblina (mesmo no acostamento) e fique atento às faixas e sinalizações.
5- Não utilizar farol alto. Se tiver, use o farol de neblina (normalmente posicionado mais baixo, pois a neblina se forma geralmente a partir de 40 cm de altura) ou o farol baixo.
6-Caso haja formação de gelo na pista, os riscos de colisão são quase inevitáveis se não utilizar correntes nos pneus. Evite prosseguir nessa situação, a perda de controle é praticamente inevitável.
6- Leve roupas, cobertores, comida e água porque se precisar dormir na cabine e não estiver bem agasalhado, pode sofrer uma hipotermia.
7- Verifique o funcionamento do ar condicionado, pois ele facilitará muito o desembaçamento dos vidros (no modo ar quente) e não deixe o modo de circulação de ar somente interno por mais que poucos minutos ligado.
8- Evite ultrapassagens.
9- Manter-se informado é essencial, nas concessionárias das vias, polícia rodoviária, rádios e televisões.
10-No caso de geada ou neve mantenha uma velocidade baixa e com boa distância em relação ao veículo da frente. Evite frear bruscamente e manobras repentinas para que o veículo não gire na estrada.