Você sabe como planejar uma viagem segura? Para garantir uma viagem segura e sem imprevistos é fundamental o carreteiro se planejar antes de ir para a estrada. Algumas ações podem contribuir para evitar o roubo de carga. Entre elas estão traçar uma rota segura, de preferência com locais seguros para paradas, por rodovias com estrutura de atendimento para os usuários tais como telefone, resgate, postos de serviços e iluminação, entre outros.

Itens mais verificados durante uma fiscalização

O caminhão nunca pode ser esquecido, o que requer sempre uma checagem dos principais itens de funcionalidade.

Confira algumas dicas de como planejar uma viagem segura:

CAMINHÃO

checklist 2077023 1280

Como planejar uma viagem segura? O primeiro passo é verificar se todos os itens do caminhão estão funcionando de maneira correta. Fazer uma manutenção preventiva ao final de cada viagem ajuda a evitar imprevistos. Entre as principais verificações estão:

-Cheque o sistema de iluminação como faróis, lanternas, indicadores de direção;

– Checar se a carga a ser transportada está arrumada de maneira correta na altura adequada e amarrada com cordas, lonas, lacre etc.

– Cheque as faixas refletivas, que devem estar em condições de uso. Elas devem ser utilizadas para a delineação dos contornos dos veículos longos e/ou pesados, além do para-choque traseiro. A proporção das faixas é de um módulo refletivo para um espaço vazio.

– Confira a quantidade de combustível e planejar as paradas para reabastecimento, descanso e alimentação também deve ser programado com antecedência;

– Cheque os freios, mangueira, suspensão e bateria;

– Verifique se os pneus estão alinhados, calibrados e em condições de uso e checar as condições do pino da quinta roda;

– Verifique se o tacógrafo encontra-se em operação. No verso deve conter o nome do caminhoneiro, a placa e a data de colocação do disco;

– Confira o extintor de incêndio e o prazo de validade;

DOCUMENTAÇÃO

documentos e comprovantes

O condutor deve estar atento aos documentos de porte obrigatório para não ser surpreendido em uma fiscalização

  • CNH e o CRLV que devem estar dentro do prazo de validade.
  • Nota fiscal, caso o veículo esteja carregado
  • Conferir se os documentos pessoais, do bruto e da carga estão em ordem.
  • Checar se a carga a ser transportada está arrumada de maneira correta na altura adequada e amarrada com cordas, lonas, lacre etc.

Viagem

documento2

  • Planejar os locais de parada para abastecer, comer e dormir, além de procurar saber o melhor caminho na cidade para chegar ao local da descarga
  • Analisar o tipo de carga e os cuidados necessários para o transporte
  • Verificar se a rota e a cidade de destino apresentam muitas ocorrências de roubo de carga, assim pode se programar para parar em locais conhecidos e de preferência viajar a maior parte do tempo durante o dia

Seguir o planejamento pré-estipulado

A insegurança na estrada é cada vez maior, e é frequente depoimentos de carreteiros que ficaram nas mãos de criminosos e tiveram suas cargas furtadas.

Para o Cel. Paulo Roberto de Souza, assessor de segurança da NTC&Logística a falta de uma legislação mais específica para punir receptadores é um dos principais fatores que contribuem para altos índices de roubos de cargas registrados anualmente no Brasil.

lg.php?bannerid=0&campaignid=0&zoneid=18&source={obfs:}&loc=https%3A%2F%2Focarreteiro.com.br%2Fretrospectiva%2Fcomo evitar o roubo de carga 2%2F&referer=https%3A%2F%2Focarreteiro.comO coronel alerta os motoristas sobre a importância de seguirem a risca o plano de gerenciamento de risco adotado pela a empresa a qual está prestando serviço. “Alguns profissionais querem fazer a sua própria rota e parar em locais que conhecem e encontram os amigos. Mas, nem sempre esta atitude é segura e pode facilitar a abordagem de criminosos. O ideal é seguir o plano da empresa que, geralmente, realiza o monitoramento e toma as dividas providências no caso de algum imprevisto”, destaca.