Como se tornar caminhoneiro autônomo? O primeiro passo é entender como é ter o seu próprio negócio.

O motorista que opta em ser um caminhoneiro autônomo e ter o próprio caminhão pode prestar serviços para uma ou mais empresas sem vínculo empregatício. Mas, é o responsável pela parte operacional e administrativa do seu negócio.

Algumas vantagens de ser autônomo são horários flexíveis durante as jornadas diárias; flexibilidade sobre dias e horários de trabalho, poder aceitar e recusar cargas. Em contrapartida, não conta com salário fixo e tem de arcar com os custos do diesel, pedágio, alimentação e manutenção do caminhão, entre outras obrigações. Assim é importante colocar tudo no papel antes de assumir toda essa responsabilidade.

Outra questão a ser levada em consideração é a parte burocrática (veja essa matéria especial sobre as obrigações fiscais).

Então, como se tornar um caminhoneiro autônomo? Preparamos um passo a passo para te ajudar a ingressar na profissão

1CNH PROFISSIONAL

O primeiro passo para quem pensa em ser motorista autônomo é obter a CNH Profissional. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), o motorista que deseja conduzir veículos que exigem habilitação nas categorias “C”  (vans até oito lugares, caminhonetes, pick ups, caminhões), “D” (ônibus, micro-ônibus, tratores) ou “E” (trailers, carretas e veículos articulados, por exemplo) precisa realizar o procedimento de mudança de categoria da CNH junto ao Detran.SP.

Para isso, é necessário estar com a CNH atual em situação regular (nem suspensa, nem cassada), não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, nem ser reincidente em infrações médias, nos últimos doze meses. Confira matéria completa sobre mudança de CNH 

Anterior