A Mercedes-Benz do Brasil vai ganhar mais autonomia para o desenvolvimento de veículos comerciais, serviços e atendimento aos transportadores brasileiros.

A maior independência da empresa no País será possível com reestruturação do Grupo Daimler Truck AG, já a partir deste ano, focada no desenvolvimento de produtos mais adequados à cada região.

O objetivo, em nível global, é acelerar o desenvolvimento tecnológico e assim as unidades poderem atender com maior eficiência e rapidez as necessidades dos clientes em cada região do planeta.

Por esse motivo a decisão se aplica também às demais unidades em mercados de maior relevância para o Grupo. Mercedes-Benz Trucks, na Europa e América Latina (na qual se insere o Brasil); Freightliner e Western Star, na América do Norte, e FUSO & BharatBenz, na Ásia, terão também mais independência para oferecer produtos e serviços aos clientes.

Para a Mercedes-Benz do Brasil, o primeiro grande derivado dessa decisão organizacional do Grupo Daimler será ainda maior autonomia, agilidade e foco para investir no negócio de caminhões e ônibus no Brasil, conforme afirmou o vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus, Roberto Leoncini.

Roberto Leoncini: o primeiro grande derivado dessa decisão organizacional do Grupo Daimler AG será ainda maior autonomia, agilidade e foco para investir no negócio de caminhões e ônibus no Brasil

De acordo com o executivo, por ser o Brasil um mercado de dimensão continental e com características muito peculiares, já havia uma boa autonomia conquistada para desenvolver produtos e serviços conforme as necessidades do consumidor brasileiro e também das condições de infraestrutura local. “Isso é, inclusive, o reflexo do nosso compromisso “As estradas falam e a Mercedes-Benz ouve cada voz”, disse Leoncini.

A Mercedes-Benz do Brasil, maior mercado da marca em 2020 entre todas as unidades do Grupo, além de já ter atingido essa maturidade e necessidade local, passou a ser também um competidor global de desenvolvimento de veículos comerciais da Daimler Truck & Buses, acrescentou.

Cabine do Novo Actros modificada pela engenharia do Brasil, para atender a realidade do País, está sendo produzida também na Alemanha e comercializada em 24 países da Europa

Leoncini destaca como exemplo dessa maturidade as mudanças no projeto original aplicadas à cabine do novo Actros feitas pela engenharia brasileira para torná-la mais adequada ao mercado nacional. Lembra que esse projeto desenvolvido para atender a realidade das estradas brasileiras se tornou um sucesso que já está sendo produzido na Alemanha e comercializado em 24 países da Europa e de outros continentes, desde janeiro deste ano.

“Em outras palavras, essa estruturação do Grupo Daimler só vem a contribuir com o que já temos vivido cada vez mais na prática e traz ainda mais autonomia para o nosso mercado local”, complementou.

Ainda de acordo com o executivo, o propósito dessa estruturação é preparar a empresa para atender cada vez mais rápido e melhor cada um dos mercados de atuação. Isso   inclui também o nosso compromisso da Mercedes-Benz do Brasil com sustentabilidade.  Ele lembra que a engenharia da Daimler Trucks & Buses, com sua visão macro global, está focada em pensar nas tecnologias e soluções para o futuro do ecossistema do transporte e da mobilidade.

Produção de caminhões e ônibus na fábrica da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo, já opera há três nos dentro do conceito da indústria 4.0

“E nós vamos continuar a ter interação e aproveitar essa expertise”, disse, sem deixar de lembrar das dimensões continentais e condições muito peculiares do Brasil. “Não adianta eu sugerir um “cópia e cola” de projetos do Hemisfério Norte no Hemisfério Sul, sendo que vivemos realidades totalmente diferentes”, observa.

Nesse sentido, complementa que essa autonomia vai permitir ao time brasileiro fazer desenvolvimentos de conectividade, novas propulsões sustentáveis (não apenas a eletromobilidade), entre outras tecnologias a curto, médio e longo prazo, com mais assertividade para o cliente brasileiro, assegurando rentabilidade para os seus negócios, o que é muito importante para todos os transportadores.

Sobre a força da marca e a liderança no mercado brasileiro, o executivo disse que ainda tem muito potencial para ser explorado. Acrescenta que essa situação é muito atrativa para a Daimler Trucks & Buses e também para a Mercedes-Benz do Brasil, que ganha confiança da companhia para manter investimentos no País. “Portanto, sem dúvidas, pretendemos nos manter como o fabricante número 1 de veículos comerciais no Brasil, liderando a transformação do setor e potencializando nossos resultados”, finaliza.