Próximo de ser apresentado ao mercado, mais tardado até o final de junho, dentro de poucas semanas, portanto, a Volkswagen Caminhões e Ônibus deverá lançar oficialmente o e-Delivery. O modelo leve e movido a baterias, será o primeiro caminhão elétrico de uma grande montadora no Brasil.
Desenvolvido por equipes do Brasil e Alemanha, o e-Delivery é parte da estratégia do Grupo Traton (ao qual pertencem a Volkswagen Caminhões e Ônibus, Scania e MAN) de investir 1,6 bilhão de Euros (cerca de 10 bilhões de reais) em pesquisas e desenvolvimento mobilidade elétrica até 2025.
E até 2030, as marcas do Grupo devem cumprir metas de desenvolvimento de veículos com combustíveis alternativos.
De acordo com o engenheiro mecânico Argel Franceschini, gerente de e-mobility da VWCO, o e-Delivery está reta final para ser lançado. Equipe brasileira está trabalhando desde 2016 no projeto.
O projeto de veículos movidos a bateria conta também o ônibus elétrico, este em andamento desde 2017.
A VWCO opera com uma frota de testes formada por 15 e-Delivery, rodando em ruas e também na pista de testes da montadora, ao lado da fábrica em Resende/RJ.
O objetivo é medir durabilidade dos componentes, carga e recarga de bateria, interferência magnética etc.
Os testes acontecem também com a Ambev desde 2018, totalizando mais de 40 mil quilômetros rodados, explicou Franceschini. De acordo com ele os caminhões têm feito diariamente a rota de entregas urbanas sem qualquer problema em operação.
A cervejaria, como é de conhecimento do mercado, já anunciou a intenção de operar 1.600 unidades do e-Delivery.
Para trabalhar com o caminhão elétrico os motoristas receberam treinamento e orientação. Segundo Franceschini o caminhão está agradando aos profissionais do volante.
“A aceitação tem sido ótima. Eles se sentem valorizados, pois o caminhão elétrico dá tranquilidade, é silencioso e fácil de ser operado”, relatou.
Outro item de conforto é a inexistência de caixa de câmbio. No caso das versões com transmissão, esta é automática. Ter ou não o equipamento, explicou Franceschini, depende do tipo de caminhão, da capacidade de carga etc.
Em relação a operação no trânsito urbano, congestionamentos e durabilidade da bateria, Franceschini explica que quando o veículo para de andar consumo de energia da bateria é zero.
O e-Delivery será disponível com dois pacotes distintos de bateria, para autonomia de 120 e 180 quilômetrose chegaraá ao mercado baterias de segunda geração.
Franceschini falou também sobre a manutenção do caminhão elétrico, relatada por ele como como parecida à dos modelos com motor a diesel.
Outro ponto citado pelo engenheiro da Volkswagen é sobre a disponibilidade do veículo somente em concessionárias de grandes centros urbanos, ao menos nesta fase inicial de implantação do caminhão elétrico. Quando ao preço, ainda não foi definido.