E a semana começa com mais uma reajuste do diesel. O anunciou foi feito pela Petrobras e passa a valer a partir de amanhã (02/03). O novo reajuste será de 5% o que significa um acréscimo de R$ 0,13 no diesel e preço final de R$ 2,71.
A justificativa da empresa é de que os valores têm como referência os preços de paridade de importação e acompanham as variações dos produtos no mercado internacional e da taxa de câmbio.
Os reajustes constantes no preço do diesel está provocando impacto direto na rotina dos caminhoneiros. A falta de previsibilidade em relação ao preço de um dos maiores custos do transporte e a defasagem do frete compromete a renda dos autônomos que dizem estar desanimados com a profissão.
Para Marlon Maues, assessor executivo da CNTA (Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos) o impacto no transporte rodoviário de carga é direto uma vez que o diesel é o insumo básico da operação, acarretando um aumento direto no valor do frete e por consequência, no custo Brasil.
“O caminhoneiro autônomo também sofre o impacto diretamente pois muitas vezes não realiza os cálculos corretos do custo do seu frete e acaba comprometendo seus ganhos por não repassar os aumentos aos seus clientes”, explicou.