Será que você conhece o seu caminhão? A pergunta pode parecer um pouco estranha e, possivelmente, a maioria dos caminhoneiros responderia que sim. Porém, nem sempre isso é verdade. Existem diversos recursos, ferramentas e até mesmo acessórios que podem fazer total diferença quando bem utilizados.
Nos caminhões mais novos as tecnologias estão mais evidentes, mas e nos modelos com idade avançada? Como conseguir economia de diesel e até mesmo maior disponibilidade? Isso é possível?
De acordo com o instrutor técnico da empresa SVD, Vânio Albino, é possível sim, porém ele alerta ser importante o caminhoneiro autônomo entender de fato como funciona o seu caminhão e pesquisar como torná-lo mais eficiente.
“Hoje devido aos avanços da tecnologia, um dos pontos importantes é conhecer o caminhão e as ferramentas disponibilizadas. Outro ponto é ter conhecimento das tecnologias, das técnicas de condução e ter maior número de informações possíveis sobre o veículo”, disse.
No caso dos caminhões mais novos, Vânio ressalta que muitas vezes o caminhoneiro assusta ao entrar na cabine e se deparar com uma série de botões e displays carregados de informações. Por esse motivo ele defende uma entrega técnica eficiente para promover uma intimidade melhor entre a máquina e o motorista.
Vânio acrescenta que, no caso dos caminhoneiros autônomos, que possuem caminhões com idade avançada, é essencial conhecer efetivamente o veículo através da leitura do manual, busca de vídeos explicativos na internet e depois entender na prática quando e de que maneira utilizar esses recursos, desde a aplicabilidade, tipo de motor, carga e relação de diferencial, que ajudam a um bom desenvolvimento durante a condução.
Você conhece o seu caminhão: acessórios ajudam a melhorar o desempenho
OCARRETEIRO: Os caminhões mais antigos, apesar de não terem tantas tecnologias podem disponibilizar ferramentas que ajudam a melhorar a condução e ajudar a melhorar a rentabilidade?
VÂNIO ALBINO: Aqui na SVD temos a nossa linha de acessórios com itens que ajudam na economia do dia a dia. A calha de chuva, por exemplo, permite que as janelas possam ficar entreabertas (2 a 3 cm), promovendo um desempenho melhor ao evitar a formação de bolsa de ar na cabine. Assim, não vai retardar ou exigir mais do motor em uma eventual descida ou até subida.
O insulfilm, dentro das normas de segurança, evita a entrada de raios solares para dentro da cabine e segura mais o ar-condicionado exigindo menos do motor e do compressor. Já os defletores melhoram a aerodinâmica do caminhão e ajudam a economizar combustível. Além disso, o embarcador olha com bons olhos, caminhão com acessórios, porque entende que o motorista cuida do veículo e também vai cuidar da carga.
O CARRETEIRO: O modo e a posição como o motorista dorme também pode ter algum tipo de interferência no desempenho da atividade?
VÂNIO ALBINO: Pode parecer bobagem, mas o motorista ao dormir deve colocar a cabeça sempre do lado do passageiro e evitar se deitar do lado esquerdo, pois o subconsciente ainda permanece no ambiente de trabalho e o corpo não relaxa. Ao inverter a posição você se desconecta do seu ambiente de trabalho e descansa melhor.
Você conhece o seu caminhão: modo de abastecer interfere na produtividade
OCARRETEIRO: o modo como o caminhoneiro abastece o caminhão pode alterar a produtividade do caminhão?
VÂNIO ALBINO: Existe o tanque primário e o secundário. Sempre quando dou treinamento destaco a importância de realmente iniciar o abastecimento pelo primeiro tanque, pois é a partir dele que o diesel vai para o motor. Quando atinge uma certa porcentagem, o tanque secundário vai ser transferido automaticamente, mantendo os dois no mesmo nível.
Caso essa ordem seja invertida, pode haver problema de informação, entrada de ar na alimentação e no retorno e a medida apresentada no display não será concreta. Para saber qual tanque é o primário basta olhar no pescador e o que tiver maior quantidade de mangueira – uma entrada e uma saída – e depois um respiro e uma conexão elétrica. Esse é o tanque que deverá ser abastecido primeiro. O outro tem apenas o pescador com alimentação e o respiro.
OCARRETEIRO: Em relação a parte elétrica, que prejuízos o caminhoneiro pode ter no caso de conexões elétricas erradas?
VANIO ALBINO: Estamos na era eletrônica e é importante saber aonde estão localizados os módulos eletrônicos. Hoje, a conexão elétrica entre os módulos é feita através de um cabo elétrico, com fios trançados.
Quem tiver curiosidade basta abrir a tampa onde estão os fusíveis e observar alguns fios trançados. Eles são assim para dar velocidade, precisão e informação correta. Então, no momento de fazer uma conexão, não se deve puxar energia de um fio trançado para alimentar um outro equipamento.
Caso isso seja feito, poderá acarretar problema de alimentação, falha no display e perda de rendimento do caminhão. A partida elétrica ou transferência de carga de uma bateria para outra deve obedecer a ordem positivo com positivo e negativo com negativo para evitar pequenas micro faíscas que chamamos de pico de tensão elétrica.
A principal consequência é a queima do módulo que custa em torno de R$ 5 mil a R$ 15 mil reais.
Você conhece o seu caminhão: ideal é bascular a cabine por inteiro
OCARRETEIRO: Quais as práticas comuns entre os caminhoneiros que prejudicam o bom rendimento do caminhão?
VÂNIO ALBINO: Já presenciei muitos caminhoneiros levantando a cabine apenas para dar uma observada sobre algum barulho ou algo que esteja incomodando. Porém, é importante ressaltar que essa cabine está “meio levantada” e isso é uma guilhotina.
Aquele pistão hidráulico é feito para sofrer ciclos, ou seja, quando a cabine está sendo basculada ele só responde através de pressão do óleo hidráulico. Assim, a cabine não deve ficar pendurada sob o pistão pois com o tempo pode ocorrer uma fadiga e esmagar o motorista.
O ideal é bascular a cabine por inteiro e antes verificar se não há objetos soltos que possam se chocar com o para brisa. É importante também carregar sempre uma cinta ou cabo de aço para não ir até o limitador final e não correr o risco de estourar.
OCARRETEIRO: Você tem alguma dica ou orientação para manobras com o caminhão?
VANIO ALBINO: As manobras também exigem cuidado e atenção por parte dos motoristas. Quando for fazer manobra sempre movimente o veículo depois gira o volante. O caminhão carrega de seis a sete toneladas no eixo dianteiro, e manobras em um pátio de posto, por exemplo, sem o veículo estar em movimento chega a arrancar pedaço do pneu e pode danificar o sistema da direção hidráulica.
#55 Conhece seu caminhão?