O desinteresse pela profissão de motorista pode ser um fator importante no comprometimento do crescimento do País. As condições de trabalho desafiadoras coloca a prova a vocação daqueles caminhoneiro que estão na ativa e afastam a possibilidade do jovem considerar a profissão na hora de decidir o seu futuro. 
Conversamos com o Adriano Depentor, presidente do conselho superior e de administração do SETCESP (Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região), que falou um pouco sobre o déficit de caminhoneiro, os principais problemas da falta de mão de obra e as expectativas para os próximos anos. 

OCARRETEIRO: Qual o déficit de motoristas estimado pelo SETCESP? Qual a tendência para os próximos anos?

ADRIANO DEPENTOR: No país vem diminuindo o número de motoristas habilitados para direção de caminhão (categoria C e complementares) desde 2015. Até então, o crescimento era modesto (cerca de 1,4% ao ano), porém, nos últimos anos, tem caído a taxas de até -5.9% ao ano. São Paulo tem quedas ainda mais acentuadas, chegando a registrar uma diminuição de -8,9% nos motoristas habilitados entre 2017 e 2018.

A queda de registros de habilitados “C” já chega a 7,45% ao ano, nos municípios da base do SETCESP, com quedas mensais constantes na casa dos -0,65%. Além disso, o perfil de idade dos motoristas também mudou muito nos últimos 10 anos: em 2010, a grande maioria se encontrava na faixa de 41-50 anos de idade, enquanto em 2020 houve um envelhecimento, passando para a faixa entre 51-60 anos. O número de novos motoristas na primeira faixa 18-21 anos caiu 64,1%, mesma proporção da faixa 22-25 anos (63,7%).

OCARRETEIRO: A falta de motoristas no Brasil é uma questão de falta de mão de obra qualificada para exercer a atividade ou uma questão de falta de interesse?

ADRIANO DEPENTOR: Um fator gera o outro. A falta de interesse gera a não qualificação da mão de obra. Por mais que tenhamos meios para melhorar essa qualificação e as empresas estejam buscando investir dentro de suas dependências para isso, a falta de interesse ainda é muito grande e decorrente da desvalorização do setor como um todo.

Desinteresse pela profissão de motorista provoca falta de qualificação da mão de obra

OCARRETEIRO: No caso da qualificação, como convencer o motorista que está na estrada sentindo todos os reflexos de aumento de custos e baixo frete a buscar qualificação, sendo que para ele não há uma garantia de melhora?

ADRIANO DEPENTOR: Neste caso, as empresas devem exercer o papel de protagonista através dos treinamentos e da utilização das ferramentas que o setor disponibiliza. Para isso, uma excelente opção são os recursos oferecidos pelo Serviço Social do Transporte (Sest) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat) para transformar a realidade desses motoristas e contribuir para com um setor mais qualificado. Já os embarcadores podem ir reconhecendo e valorizando as transportadoras como uma parte – se não a mais – importante da sua cadeia produtiva de negócio.

OCARRETEIRO: Por que é tão difícil convencer o jovem a escolher o caminhão como profissão? Hoje, é difícil assistir o filho do motorista querer seguir a profissão do pai. Existe um movimento de desinteresse pela profissão de motorista. 

ADRIANO DEPENTOR: Devido a desvalorização, desde a infraestrutura (assistência nas estradas, ponto de parada e segurança) até a remuneração e o mercado como um todo, e isso inclui governo, empresa, embarcadores, recebedores, etc. O jovem, hoje, quer dinamismo, reconhecimento e mais agilidade, então o setor deve ser reestruturado para que a qualidade cresça ainda mais e, com isso, novos perfis voltem a fazer parte do segmento.

Desinteresse pela profissão de motorista provoca atraso de crescimento

OCARRETEIRO: Quais ações precisam ser executadas para que reduza a escassez de profissionais no Brasil?

ADRIANO DEPENTOR: Primeiro de tudo deve ser a valorização da classe, proporcionando boa remuneração, uma infraestrutura adequada, segurança, capacitação e melhor qualidade de trabalho para todos os profissionais.

OCARRETEIRO: Quais os principais problemas que o País pode enfrentar caso nada seja feito para modificar essa realidade?

ADRIANO DEPENTOR: O principal problema, se nada for feito, é a falta de mão de obra que vai prejudicar o crescimento do País, trazendo um gargalo ou até mesmo um apagão logístico. Isso vai expandir a falta de profissional, trazendo esse atraso no crescimento. Vale ressaltar que o motorista é personagem principal do transporte. Mesmo com o avanço da tecnologia, os caminhões autônomos estão distantes, então a mão de obra ainda irá perdurar por muitos anos neste segmento.

#42 Falta caminhoneiro no Brasil?