Começa hoje (16/04) a vacinação da gripe (H1N1) para os caminhoneiros. Os profissionais foram incluídos como grupos essenciais e de risco. É muito importante que os caminhoneiros sejam imunizados. Os motoristas de caminhão que quiserem se vacinar, devem procurar um posto de saúde em qualquer cidade e comprovar a atividade profissional.
O Ministério da Saúde incluiu caminhoneiros, motoristas de transportes coletivo e trabalhadores portuários na segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
A imunização antecipada permitirá a proteção s formas mais graves de influenza e diminuir a cadeia de transmissões dessa doença respiratória. Afinal, seja nas estradas ou nas vias urbanas esses profissionais são fundamentais para o funcionamento do país. Lembrando que não protege contra o Coronavirus.
As três categorias se juntam ao grupo prioritário que também contempla doentes crônicos e profissionais das forças de segurança e salvamento.
Com essa alteração, os professores, tendo em vista que as aulas estão suspensas, passam a integrar o grupo prioritário da terceira fase.
A meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio.