O novo cornavírus parou o Brasil. Lojas, restaurantes, shopping, entre outros estabelecimentos estão com as portas fechadas. Mas, os caminhões não pararam. Estão trabalhando intensamente para manter o País abastecido e tornar menos traumático esse período da quarentena para os brasileiros.
Mas, por conta de todas essas mudanças os caminhoneiros estão enfrentando uma série de dificuldades nas estradas. Entre elas, segurança na hora de carregar e descarregar e locais para fazer a suas refeições e manutenção de seus caminhões. Mas, e se os caminhão quebrar? Como fazer manutenção na quarentena?

Alguns serviços como borracharia e mecânica já foram considerados essenciais, mas, segundo os motoristas não é tão fácil encontrar esses estabelecimentos funcionando de maneira regular.

Conversamos com algumas fabricantes de caminhões para saber de que maneira as concessionárias estão se organizando e trabalhando para atender os seus clientes.

3MERCEDES-BENZ

Logo no início do isolamento por conta da pandemia, o problema enfrentado pelos caminhoneiros com o fechamento dos estabelecimentos comerciais nas rodovias motivou algumas das concessionárias da rede Mercedes-Benz a estender as atividades na forma de ajuda aos motoristas com a distribuição de kits com de sanduíche, água e suco.

O vice-presidente de vendas, marketing caminhões e ônibus da companhia no Brasil, Roberto Leoncini, disse que logo no início das ações de isolamento a fábrica entrou em contato com as concessionárias que estavam fazendo esse trabalho e ingressou na ação ajudando nos custos.

Neste período de pandemia, a rede está com 100 concessionárias funcionando em diversas partes do Brasil

“Hoje, 40 concessionárias espalhadas pelo Brasil estão fazendo esse trabalho”, disse o executivo, frisando a grande importância do atendimento aos caminhoneiros nos primeiros dias da pandemia, antes de outras empresas e entidades também terem campo para ajudar os motoristas.

ATENDIMENTO NA REDE

CONCESSIONARIA MERCEDES BENZ

Leoncini lembrou que muitas lojas da rede Mercedes-Benz ficaram abertas para dar suporte mecânico e atendimento no balcão de peças na primeira semana. Disse que após o trabalho das concessionárias ser enquadrado como atividade essencial muitas se mantiveram abertas e hoje 100 lojas Mercedes-Benz em todo o Brasil se encontram funcionando.

E como decisão temporária, ele lembra da decisão da Mercedes-Benz em ampliar por mais 60 dias , em caráter temporário e emergencial, o período de cobertura de garantia de caminhões, ônibus e modelos da Linha Sprinter encerro em 1 de março deste ano.

CONCESSIONARIA MERCEDES BENZ 2
Neste período de pandemia, a rede está com 100 concessionárias funcionando em diversas partes do Brasil

“Dessa forma, veículos com 12 meses de cobertura passam a ter 14 meses e veículos com 12 meses de cobertura e 24 meses para o trem de força, passam a ter 14 e 26 meses, respectivamente”, explicou. A ampliação é válida também para o Programa Service 24 horas.

Quanto ao movimento de clientes, o executivo afirmou que há concessionárias com bastante frequência, especialmente na região do cinturão da soja, no Centro-Oeste. Comentou que para algumas o resultado pode ser positivo neste período, porque existem segmentos que continuam em andamento. Além disso, o impacto da crise não deverá igual em todos os setores.