A rotina na estrada impede os caminhoneiros de cuidarem da saúde de maneira eficiente. Porém, os números mostram que estar com a manutenção do corpo em dia é tão importante quanto a do caminhão. Algumas doenças, muitas vezes de ação silenciosa, podem contribuir para as ocorrências de acidente nas rodovias. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), problemas de saúde são as principais causas de cerca de 15% dos acidentes de trânsito. Pode parecer bobagem, mas estar comprometido com a segurança na estrada está sim diretamente relacionado a estar com a saúde em dia.

Segundo o Painel de Acidentes, elaborado pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) com dados da PRF (Polícia Rodoviária Federal), de 2010 a 2020, o Brasil registrou 1.424.281 ocorrências apenas nas rodovias federais. Desse total, 8,3% (118.309) podem ser associados a questões de saúde dos motoristas, como sono, mal súbito ou ingestão de álcool e outras drogas. Esses números podem ser reduzidos se a saúde de quem estiver à frente do volante tiver o cuidado necessário.

Rotina na estradas x sinistro de trânsito

Outro alerta vem da Abramet -Associação Brasileira do Medicina de Tráfego. Cerca de 170 mil sinistros de trânsito registrados em rodovias brasileiras em 2022 tiveram como causa principal ou secundária questões relacionadas à condição de saúde dos motoristas, no momento da ocorrência. Esse volume de colisões, capotamentos e outros desastres deixou como saldo 70,8 mil feridos e quase 8 mil mortos — números que representam um aumento de quase 28% em relação ao mesmo período do ano passado.

O médico do tráfego e diretor da Abramet, Dr. José Heverardo Montal, explica o Brasil possui um número significante de médicos de tráfegos que poderiam auxiliar os motoristas em relação alguma necessidade médica. “Chegamos a propor essa intervenção para verificação da pressão ou até mesmo avaliação da diabetes ou outra doença crônica. Essa cobertura ajudaria o caminhoneiro a estar com a saúde em dia e como consequência promover mais segurança na estrada. No caso da diabetes, por exemplo, quando o açúcar baixa torna o condutor um risco, pois pode levar a uma perda de consciência. E é algo simples de cuidar”, explicou. 

Na opinião do Dr. José, a forma mais simples e eficaz do caminhoneiro promover a segurança é fazer um bom planejamento e isso inclui ter sempre uma noite reparadora de sono. “Viajar com sono é um desastre pois o motorista perde a condição de administrar os riscos. É como se estivesse viajando embriagado. A manutenção do corpo é essencial para uma direção segura. É preciso verificar pressão, monitorar a diabetes, alongar a musculatura, evitar comida pesada durante a noite. Quanto melhor a sua saúde melhor o seu gerenciamento de risco”, disse.

Rotina na estrada: pesquisas revelam principais doenças entre os caminhoneiros

Em pesquisa realizada nos Estados Unidos, com motoristas de caminhão (2945 homens e 353 mulheres) foram relatados problemas de: sobrepeso, hipertensão arterial, uso de álcool e sedentarismo. Resultados semelhantes foram observados em estudo com 258 motoristas de caminhão no Brasil com objetivo de avaliar síndrome metabólica nos sujeitos. 

A pesquisa revelou que 82% tinham IMC igual a 25 kg/m2 (sobrepeso); 58% circunferência abdominal de 94 cm; 9% colesterol total alto; 22% triglicérides alto;  7% glicemia de 110 mg/dL (pré diabéticos). A prevalência da hipertensão arterial foi de 37%. O estudo concluiu presença expressiva de fatores de risco cardiovasculares e da síndrome metabólica na população estudada.

#32 Saúde do caminhoneiro pode interferir na segurança na estrada

Na mesma linha encontrada nas pesquisas citadas, nos dados extraídos dos prontuários dos motoristas de caminhão atendidos pelos programas de saúde do SEST SENAT também foi possível confirmar as mesmas tendências identificadas nas pesquisas, sendo que as principais doenças informadas pelos clientes atendidos são: hipertensão arterial, diabetes, distúrbio gastrointestinal, dor de cabeça, obesidade e doença cardiovascular.

Outro ponto importante levantado em projetos realizados pelo SEST SENAT no ano de 2023, refere-se a aspectos relativos a qualidade do sono, trabalho em turnos, consumo de álcool e psicoestimulantes (uso de bebida alcoólica, cafeína, anfetaminas) e a prevalência de acidentes entre caminhoneiros.

rotina na estrada Para Jean Michel Correia Brault, gerente executivo de promoção social e performance do Sest Senat. “Entendemos que a saúde e bem estar dos motoristas de caminhão são fundamentais para que as operações de transportes aconteçam sem problemas e atua continuamente na implementação de ações que contribuam para manter a saúde e bem estar dos motoristas nessa profissão tão desafiadora”.

Para 2024, Brault adiantou que o Sest Senat objetiva a realização de um programa de monitoramento da condição de saúde do trabalhador de transporte por meio de utilização de dispositivo tecnológicos com objetivo de reduzir danos e agravos da saúde dos motoristas, a partir da coleta e análise dos dados da rotina dos trabalhadores avaliados. “Outra estratégia é oferecer conteúdo e técnicas de tratamentos por meio de tecnologias de realidade virtual e realidade aumentada, utilizando os recursos tecnológicos para tornar os processos de tratamento mais ágeis e eficazes”, explicou.

Rotina na estrada x saúde do condutor

A saúde do condutor é um aspecto que deve ser considerado no âmbito de ações e políticas públicas destinadas à redução dos indicadores e reforça o estímulo à realização periódica do Exame de Aptidão Física e Mental pelo motorista, mecanismo considerado decisivo para a redução da mortalidade no trânsito.

O mal súbito, por exemplo, não apresenta sintomas prévios mas é possível que algumas pessoas sintam incômodo no peito, batimentos cardíacos acelerados, mal-estar, enjoo, dor de cabeça, falta de ar. Então é importante estar de olho a esses sinais e estar com os exames de saúde em dia para evitar “apagar ao volante” e provocar acidentes.

Especialistas destacam que é importante o carreteiro estar sempre atento ao surgimento de sensação crescente e incontrolável de fadiga e cansaço, tonturas, vertigens, dor de cabeça de início súbito e de intensidade crescente. Outros sinais de alerta são dor no peito associada à náusea ou vômitos, suor frio abundante, palpitações, falta de ar, formigamento nas mãos e/ou pés e dificuldade para realizar movimentos. As principais formas de prevenção contra o mal súbito são cuidar da saúde, não cometer excessos na alimentação, não utilizar drogas e álcool e respeitar os limites não só do caminhão e da estrada, mas também e, especialmente, do próprio corpo.

Rotina na estrada x qualidade do sono

O alto índice glicêmico e diabete crônica também merecem atenção pois podem reduzir a capacidade de visão e contribuir para o aumento de acidentes. Assim como o  cansaço provocado pela péssima qualidade de sono que a maioria dos caminhoneiros está submetido. Todas essas situações provocam déficit de atenção (permanente ou circunstancial), deficiências visuais, distúrbios de sono e comprometimento motor ou de raciocínio.

Estudos indicam que a quantidade de horas dormidas e o tempo que a pessoa está acordada influenciam diretamente em sua habilidade para guiar. Uma pessoa que dormiu 5,5 horas, apresenta 10 vezes mais chances de causar um acidente de trânsito em relação a outra que dormiu 8 horas. Já se o motorista dirigir de 15 a 20 horas após ter acordado, suas chances de cometer um acidente são 10 vezes maiores do que as cinco primeiras horas. Se ele passar o dia todo acordado e dirigir de 20h a 25h, as chances de um acidente sobem para 60 vezes.

Segundo pesquisas, quem não dorme deixa de regular o organismo. Com isso, o fato de não dormir hoje e dormir o fim de semana todo, não compensa e nem repõe o que se deixou de regular. O doutor Geraldo Lorenzi Filho, médico e professor associado da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e diretor do laboratório de sono do Incor, reforça que a sonolência pode provocar acidentes de trânsito.  “Existem evidências científicas claras de que a sonolência pode gerar desconcentração e ocasionar acidentes automobilísticos”, afirma.

Rotina na estrada x alimentação 

rotina na estradaA rotina na estrada também compromete a alimentação do caminhoneiro por isso deve ser considerada como um elemento importante quando se trata as saúde do caminhoneiro. Para quem dirige por muitas horas o tipo de alimento ingerido pode fazer toda diferença. Os alimentos processados e gordurosos, por exemplo, além de contribuírem para o surgimento de doenças como hipertensão e diabetes, pode ser um dos fatores de aumento do número de acidentes. Afinal, esse tipo de comida provoca cansaço por serem de difícil digestão e, como consequência prejudica o reflexo na hora de dirigir.

 

Rotina na estrada x álcool e drogas

A ingestão de bebida alcoólica é a terceira causa mais frequente, no que diz respeito à saúde de quem conduz.  Sabe-se que o álcool compromete o reflexo dos motoristas. Se fosse apenas isso, já não seria pouco, mas também reduz a capacidade de percepção da velocidade e dos obstáculos, reduz a habilidade de controlar o veículo, diminui a visão periférica, prejudica a capacidade de dividir a atenção e aumenta o tempo de reação. Reação semelhante acontece quando o motorista faz uso de medicamentos para dormir.

Dicas para manter uma rotina na estrada mais saudável

  • Durante a viagem, mantenha-se alimentado e hidratado.
  • Dê preferência a alimentos leves e de fácil digestão, como frutas, legumes e verduras.
  • Evite doces, frituras e gorduras.
  • Durma bem antes de qualquer viagem. O sono e o cansaço são grandes inimigos da viagem segura.
  • Antes de dirigir, não faça refeições pesadas. A digestão demorada aumenta a sonolência.
  • Na estrada, não descuide nem por um instante. Muita atenção ao realizar ultrapassagens.
  • Só ultrapasse quando tiver certeza de que é seguro.
  • Não use estimulantes como rebite e outros produtos. Você pode até ficar alerta, mas o corpo continua cansado e, quando o efeito passar, você será pego de surpresa.
  • Quando o cansaço começar a bater, não insista. Pare em lugar seguro e descanse um pouco.
  • O condutor deve programar paradas a cada três horas, caso ele dirija por mais de quatro horas seguidas, corre o risco de comprometer sua circulação e, consequentemente, os seus movimentos, por permanecer muito tempo na mesma posição.
  • Se dirigir, não beba. Álcool provoca sonolência, desatenção, reflexos lentos, entre outras consequências.
  • Faça exames regularmente e faça acompanhamento médico correto.