Quem pretende operar no Brasil com caminhão movido a bateria, e se ver livre do diesel, já encontra diferentes opções no País. Mais de uma empresa têm anunciado parcerias para o fornecimento de lotes de veículos de carga elétricos a grandes clientes já a partir deste ano.

Um dos modelos elétricos disponíveis é o FNM, montado e comercializado pela Fábrica Nacional de Mobilidades, criada no Rio Grande do Sul. A empresa acaba de anunciar parceria com a Ambev envolvendo o fornecimento de 1000 modelos elétricos da marca.

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Fabricante do FNM elétrico tem previsão de fornecer mil unidades para a Ambev  a partir de março deste ano. Caminhão é montado dentro da fábrica da Argrale, no Rio Grande do Sul

Não por acaso, as três letras na grade frontal, assim como a aparência retrô, remetem o novo FNM aos modelos com cara de bravo da famosa que começaram a ser produzidos no Brasil há mais de 70 anos na Fábrica Nacional de Motores em 1949 e ostentou a marca até 1974, quando foi substituída pelo Fiat 210 S.

A parceria entre a fabricante e a Ambev prevê o fornecimento de caminhões e vans, todos montados dentro da fábrica da Agrale, em Caxias do Sul/RS. Aliás, desta unidade da montadora gaúcha já sairam modelos da International e, mais recentemente, da Foton.

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Modelo faz referência ao caminhão produzido com a marca de três letras entre 1949 e 1974

Disponívei nas versões de 13 e 18 toneladas de PBT, os novos FNMs são veículos com recursos tecnológicos encontrados em cavalos mecânicos premium extrapesados, como o sistema anti-colisão e aviso ao motorista em caso do veículo mudar involuntariamente da faixa de rolamento, além câmeras que contribuem para a redução de acidentes.

Quanto à entrega dos primeiros modelos, Ambev informou que aguarda a homologação governamental do veículo. A empresa estima que as primeiras unidades estejam em operação em março deste ano.

JAC MOTORS INICIA ENTREGAS PARA PEPSICO

Outra empresa que já começou a entregar caminhões elétricos urbanos no Brasil é a JAC Motors. Trata-se do iEV1200T, 100% elétrico para 7,5 toneladas de PBT. Importado da China, o modelo apresentado oficialmente ao mercado brasileiro em setembro passado.

Caminhao eletrico da JAC Pepsico1

Caminhões JAC iEV1200T, 100% elétricos para 7,5 toneladas de PBT, têm 277cv de potência e torque de 1.200Nm e autonomia de 200 quilômetrosAs primeiras 10 unidades foram entregues neste mês de janeiro à Pepsico para distribuição urbana na cidade de São Paulo. Com potência de 277cv de potência e torque de 1.200Nm, o veículo atinge autonomia de 200 quilômetros.

Equipado com sistema de ação regenerativa (i-Pedal), a tecnologia de propulsão do JAC iEV1200T aproveita as desacelerações do veículo para recarregar as baterias (o motor deixa de consumir energia e passa a atuar como gerador) podendo ter a autonomia aumentada em até 50 quilômetros.

VOLKSWAGEN e-DELIVERY NA AMBEV

O primeiro grande anúncio de fornecimento de caminhões elétricos para distribuição urbana no Brasil veio da Volkswagen em 2018, fruto de parceria firmada com a Ambev. Pelo acordo, a montadora vai fornecer 1.600 unidades do e-Delivery até 2023 para transportadores que atendem a empresa.

e Delivery 6x2 baixa Ambev

Entregas do Volkswagen e-Delivery para a Ambev começam no segundo semestre de 2021. Veículo encontra-se em testes há mais de dois anosAs 100 primeiras unidades estão previstas para serem entregues a partir do segundo semestre deste ano. Há mais de dois anos o VW e-Delivery se encontra em testes operando para a Ambev nas ruas da capital paulista. A fabricante de bebidas tem planos que até 2023 metade da frota que distribui seus produtos opere com veículos livres de emissões.

O lote inicial a ser entregue à Ambev ainda neste ano vai atuar na distribuição bebidas nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. Segundo a VWCO, o e-Delivery pode atingir autonomia de até 200 quilômetros dependendo da configuração e da aplicação.

POR ENQUANTO, MERCEDES ELÉTRICO SÓ NA EUROPA

O maior fabricante de caminhões no País, A Mercedes-Benz, anunciou recente na Europa um cronograma para a produção de caminhões movidos a bateria e hidrogênio. No entanto, embora reconheça da relevância dos veículos elétricos, ainda não prevê um calendário para especifico para disponibilizar tecnologia no Brasil.

“Antes de abordar uma tecnologia específica é ainda mais urgente fazer a renovação de frota. Sempre persistiremos nessa questão, medida que vai trazer efeitos muito importantes para a sociedade e o meio ambiente – já que mais de 90% dos caminhões no Brasil ainda são Euro 3 ou até Euro 0”, informou a comunicado da empresa. E conclui que fará o possível para atender a demanda se os clientes brasileiros mostrarem interesse pelo produto.

Eletricos 7 milhoes KM damiler vc 1
Grupo Daimler começa neste ano a produção em série  na Europa do Mercedes-Benz e-Actros para distribuição urbana

Caminhões movidos a bateria elétrica são vistos hoje como a opção mais viável para a distribuição urbana livres de emissões de CO2. Porém, as empresas de transporte buscam também redução de custos. Isso porque movido a bateria, não há necessidade de manutenção de correias, bicos injetores, bomba de água, troca de óleo, de embreagem, possíveis problemas no sistema de arrefecimento do motor etc, como exigem os veículos com a explosão.