A DAF Caminhões apresentou nesta quinta-feira (11/03) os novos caminhões da linha CF que trazem como principais novidades o motor MX 11 de 10,8 litros, nas potências de 410 e 450cv. Outra novidade da montadora é o ingresso no segmento de semipesados com a versão rígida do CF na configuração 8×2.

Equipado com motor de 410cv (2.100 Nm a 900 rpm) e transmissão automatizada ZF Traxon de 12 velocidades, trata-se do semipesado de maior potência no segmento. De acordo com a DAF, o propulsor MX 11 é produzido na fábrica em Ponta Grossa/PR e apresenta consumo 15% menor em relação à versão anterior que equipava os modelos CF.

Outra característica deste motor é ser 180kg mais leque que o MX 13, presente nos modelos CF. Segundo a montadora sua durabilidade também é maior, tem menor atrito, baixos ruídos e conta com sistema de injeção common rail. Aliás, o MX 13 continua presente no novo DAF CF fora de estrada.

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Novo CF passou a ser equipado com motor de 10,8 litros, nas versões de 410 e 450cv e tecnologias de segurança, conforto e economia de combustível

Ainda sobre o MX 11, o moto conta com sistema de tecnologia multitorque, o que possibilita ao caminhão trabalhar por maior tempo na última marcha, ajudando na sua eficiência.  O gerente de projeto da DAF Caminhões, Alan Messias, explicou que a eficiência se dá também por este motor ter sido projetado para trabalhar em baixas rotações, aliado ao turbocompressor VGT, de geometria variável.

Ele acrescentou que a transmissão XF TraXon, automatizada de 12 velocidades, foi desenhada para trabalhar em baixas rotações e relações mais longas. “Com ela, a troca de marchas ocorre de maneira mais rápida, suave e silenciosa, trazendo conforto ao motorista. Seu projeto, mais robusto e leve, tem papel muito importante também na economia de combustível”, complementou.

O semipesado 8×2 da DAF conta com segundo eixo direcional e entre eixos de 6.400 mm, o maior da categoria. Seu PBT é para 29 toneladas, sendo indicado para operações distribuição implementado com baú, sider, contêiner e prancha, entre outros implementos.

O novo modelo traz como opcional o conjunto de suspensão pneumática com regulagem de altura, modelo Full Air, juntamente com o sistema de freios a disco. A suspensão mecânica e os freios a tambor estão disponíveis na linha de entrada.

Toda a nova família CF, semipesados, estradeiros e fora de estrada, estão totalmente renovados e trazem tecnologias de segurança, dirigibilidade e conforto já existentes nos extrapesados da família XF.

Entre os avanços se destacam o Assistente de Performance do condutor (mostra em tempo real se a direção está sendo eficiente, sobretudo em elação ao consumo de combustível e o Controle de Cruzeiro Adaptativo (controla automaticamente a velocidade do caminhão para que ele sempre mantenha uma distância segura do veículo que está à sua frente).

Os novos veículos disponibilizam também Aviso de Colisão Frontal, Sistema de Frenagem de Emergência, Alerta de Saída de Faixa e Controle de Estabilidade. De dentro a cabine o motorista pode verificar o nível de pressão dos pneus (o sistema avisa quando a pressão de um único pneu é baixa ou a temperatura está alta).

Segundo o diretor comercial da DAF Caminhões, Luis Gambim, os novos caminhões chegam às concessionárias DAF em maio, porém as entregas a clientes só começam a partir do segundo semestre.

Os preços, não foram divulgados ele adianta que devido às tecnologias e inovações, os novos modelos CF terão preços premium. Ainda de acordo com o executivo, a linha CF representa 15% das vendas da marca, e agora renovada e com  a versão semipesada, a meta é  que a marca supere os 10% de participação no mercado acima de 16 toneladas até o final deste ano.