O Rodeio de Caminhões, competição entre carreteiros criada pela Raízen focada na educação e promoção da segurança viária, realizará no próximo sábado (26 de junho) a final 10ª edição.

Em formato de live, o evento reunirá os 50 motoristas de caminhão ue transportam produtos da empresa, classificados com os melhores resultados obtidos em quatro etapas regionais da competição.

Criado para reforçar a política Zero Acidente da empresa, o Rodeio de Caminhões ganhou um formato um pouco diferente na 10ª edição, em relação aos anos anteriores, para atender aos protocolos e às regras de prevenção impostas pela  pandemia da covid-19.

Por conta dessa mudança, as habituais provas regionais práticas com caminhões foram realizadas em simuladores do Sest/Senat de todo o Brasil. Já as provas teóricas aconteceram em lives ao final de cada etapa. Os três motoristas com melhor performance em cada uma das quatro etapas foram premiados.  O primeiro recebeu uma é Smart TV LED 3D 55 polegadas; o 2° um Notebook Dell –Inspiron e o 3° um Tablet.

Rodeio 2
objetivo orincipal do Rodeio de Caminhões é promover a segurança

Ao longo da competição foram selecionados 200 motoristas com as melhores marcas de segurança e zero acidentes. Eles participaram de uma das quatro etapas regionais, nas quais foram desafiados a mostrar habilidades e conhecimento em testes teóricos e práticos, feitos em simuladores. A Raízen adotou um modelo único de circuito parametrizado com as diretrizes de direção segura adotadas pela Raízen.

Caso não fossem as restrições impostas pela pandemia, os motoristas teriam de cumprir uma sequência de testes práticos no volante do caminhão com manobras de precisão em tempo de 7 minutos incluindo curva com cones, estacionamento de ré, estacionamento paralelo ao meio-fio em 90 graus e linha de parada.

Cada um dos 50 motoristas finalistas recebeu 10 mil reais. Porém, os três com as melhores classificações ganharam prêmios extra: um carro OK para o 1º; uma moto OK para o 2º e um home theather para o 3º colocado. De acordo com a Raízen foram distribuídos no total mais de R$ 600 mil em premiações aos participantes.

Marca licenciada da Shell, a Raízen opera com uma frota de caminhões contratada que exige o trabalho de aproximadamente 5.000 carreteiros. Todos têm sua performance continuamente acompanhada por equipamentos nos veículos, como telemetria, cercas eletrônicas, rotograma falado, câmeras e sensores de fadiga.

De acordo com empresa, tratam-se de iniciativas para aprimorar os padrões de segurança, elevar a capacitação dos motoristas e garantir a sua segurança e a das demais pessoas que interagem com a frota. Os caminhões a serviço da Raízen rodam cerca de 250 mil quilômetros por ano.

“A segurança é prioridade dentro das nossas operações. Temos milhares de motoristas que fazem o transporte de nossos produtos de uma forma exemplar, evitando acidentes e preservando vidas”, destaca Rafael Alvarez, diretor de Logística da Raízen. Os motoristas, acrescentou o executivo, tiveram o compromisso de transportar combustível com segurança.

O primeiro passo para o motorista participar do Rodeio de Caminhões é trabalhar em transportadora contratada pela Raízen. O segundo é atingir todos os indicadores de performance de segurança no período do ano-safra. A relação de itens a serem cumpridos inclui zero acidente controláveis, zero derrame de carga líquida, além de não haver registros de violações como picos de velocidades, freadas bruscas ou infrações de jornadas. Tudo é monitorado pelo centro de controle operacional Raízen ao longo de todo ano safra.

A final da 10ª etapa do Rodeio de Caminhões poderá ser vista no dia 26 de junho, sábado, a partir das 15 horas, pelo site www.rodeiodecaminhoesraizen.com.br.