A Mercedes-Benz do Brasil, o governo alemão e um grupo de parceiros na alemanha e Brasil, formado pela Sociedade Beneficente Albert Einstein, CIES Global, SAS Brasil, Renovatio, Instituto Luz para Vida, Fleximedical, Labor e Canon, vão colocar 8 unidades móveis de saúde nas estradas brasileiras ainda no primeiro semestre deste ano.

Idealizada e desenvolvida por profissionais da Mercedes-Benz do Brasil, o objetivo da ação é atender caminhoneiros, populações carentes em áreas remotas e indígenas, entre outras pessoas sem assistência médica.

carreta tomografia 3a scaled
Carretas são equipadas com aparelhos de tomografia e oftalmologia, entre outros equipamentos e profissionais qualificados para dar atendimento

As carretas de saúde estão sendo preparadas e equipadas com aparelhos de tomografia e oftalmologia, infraestrutura para radiologia e realização de pequenas cirurgias, testes de Covid-19 entre outras alções e profissionais qualificados.

O projeto ganhou corpo após uma fase piloto inicial com uma carreta da Mercedes-Benz disparada em setembro de 2020. “As carretas estão sendo transformadas para serem clinicas de saúde móveis”, reforçou Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

Karl Deppen Presidente da Mercedes Benz do Brasil e CEO America Latina scaled
As carretas estão sendo transformadas para serem clinicas de saúde móveis”, disse Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina

O executivo acrescentou que nessa nova fase o projeto a vai ampliar o foco e entregar unidades preparadas para diversas áreas médicas. Deppen destacou ainda que a ação está aproximando pessoas com o objetivo de levar tratamento e serviços básicos de saúde a quem não tem assistência médica, ajudando a salvar vidas.

“Esta é uma contribuição importante para o País, que beneficia a sociedade brasileira, e que também mostra o nosso compromisso com a sustentabilidade na dimensão social”, ressaltou Karl Deppen. A iniciativa começa a percorrer as regiões do País ainda no primeiro semestre deste ano.

Carreta Tomografia 10 scaled
Expectativa é atender 250 mil pessoas no período entre 2 e três anos. Depois as carretas serão doadas

As carretas de saúde vão viajar por diferentes regiões do País tracionadas por cavalos mecânicos Mercedes-Benz Actros. Projeto terá duração prevista de 3 anos, depois os caminhões serão doados. Neste período se estima o atendimento em torno de 250 mil pessoas.

O projeto de unidade móveis de saúde tem participação do governo alemão por meio de um programa do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), via DEG/KfW, com a contribuição de 4,5 milhões de euros para aquisição das unidades móveis de saúde.

Por meio de parcerias, o governo alemão destina recursos para programas em países emergentes e em desenvolvimento com foco em questões sociais, ambientais e econômicas, entre diversas ações globais.

O Dr. Gerd Müller, ministro de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, disse o Brasil e África do Sul são países de da Daimler e do governo da Alemanha, por isso faz sentido essa parceria. Lembrou que o Brasil possui atualmente o terceiro maior número de infecções pelo corona vírus confirmadas do mundo e que mais de 250.000 pessoas já morreram com o vírus no País. ,

O ministro disse ainda que o trabalho junto com a Mercedes-Benz tem também por objetivo a criar Unidades Móveis de Saúde que podem ser usadas também para diagnosticar infecções por coronavírus e  outras emergências médicas”, acrescentou.

Ele destaca que milhares de pessoas já foram alcançadas na fase piloto na Grande São Paulo e que agora o programa está sendo expandido para outras partes do Brasil. Finalizou dizendo que a Alemanha está apoiando laboratórios e em mais de 50 países.