A Volkswagen apresentou nesta terça-feira (01 de setembro) o seu primeiro caminhão extrapesado da marca. Trata-se do Meteor, cavalo mecânico nas configurações de tração 6×2 e 6×4 equipado com motor de 460 e 520cv de potência e transmissão ZF TraXon de 12 e 16 velocidades.
O VW Meteor (meteoro) tem a missão de inserir a Volkswagen no segmento de caminhões extrapesados, no qual a fabricante contava até agora somente com opções do MAN TGX. Junto modelos VW Constellation, a fabricante instalada em Resende/RJ passou a contar três linhas de cavalos mecânicos.
O vice-presidente de vendas e marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus, Ricardo Alouche, explicou que os caminhões extrapesados Meteor vão se posicionar entre os cavalos mecânicos de entrada da linha Constellation, que vão até 420cv, e os modelos Premium MAN TGX com potências de 440 e 480cv.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus está apostando na força conquistada pela marca em 40 anos de mercado para emplacar os vendas os novos extrapesados.
O motor do VW Meteor é o MAN D 2676 de 12,5 litros produzido no Brasil. A versão de 520cv de potência a 1.800rpm, que equipa o cavalo mecânico 6×4, apresenta torque de 2.500Nm na faixa de 1.000 a 1.400rpm. Já o propulsor do 6×2 entrega 460cv a 1.800rpm e torque de 2.300Nm na faixa de 950 a 1.400 rpm.
Rodrigo Chaves, vice-presidente de engenharia da montadora, explicou que para alcançar a combinação de potência, torque e redução de consumo de combustível (estimada em 10%), este motor teve mais de 130 componentes modificados.
Ainda de acordo com Chaves, o sistema de injeção common rail, em conjunto com com novos pistões e o novo turbocompressor com controle eletrônico, melhoram de forma considerável a eficiência de combustão, permitindo o aumento da densidade de potência, com elevada performance, durabilidade e consumo reduzido de combustível. Já a transmissão ZF TraXon, lançada há cerca de 5 anos na Europa, é ainda novidade no mercado brasileiro.
A cabine do Meteor tem 2,5m de largura e e vários itens de série, conta com uma linha própria de montagem dentro da fábrica da Volkswagen. Em seu interior o motorista encontra espaço e conforto comuns a extrapesados rodoviários (geladeira, cama, climatizador, geladeira etc) e kit multimídia com tela de 7 polegadas, computador de bordo, tecnologia de conexão e volante multifuncional entre outros itens.
O conjunto de suspensão do Meteor conta a versão de bolsões de ar e está disponível em todas as variações do modelo, seja na 6×2 ou 6×4.
A suspensão pneumática vem com um sistema inteligente de leitura da carga transportada por eixo e com a habilidade para redistribuição de forma a equilibrar o peso em cada eixo.
Já a metálica com dois feixes de molas parabólicas na dianteira e três feixes na traseira poderá equipar o 28.460 6×2 com entre-eixo de 3.600 mm ou o 29.520 6×4 com qualquer entre-eixo.
Chaves acrescenta que o motorista também tem a opção de programar os bolsões de ar para ajustar a altura do implemento durante o carregamento ou o descarregamento do veículo. Tudo executado por controle remoto, a partir de dentro da cabine.
Os novos caminhões começaram a ser comerciados neste dia 01 de setembro. Os preços sugeridos são R$ 550 mil para a versão 6×2 e R$ 590 para a 6×4. Os cavalos mecânicos contam ainda com defletores de ar e lanternas traseiras com luzes de LED.
NICHOS DE MERCADO
Meteor 6×2 de 460cv opera com semirreboques de 3 eixos com PBTC de 48,5 a 53 toneladas e pode atuar em variados segmentos, como basculante, baú carga geral, baú frigorífico, carga seca, cegonheiro, graneleiro, porta-contêiner, sider, silo, tanque, entre outros.
Meteor 6×4 – Já o cavalo traçado é direcionado ao transporte rodoviário de cargas de médias e longas distâncias. Opera com combinações bitrem e rodotrem (de 7 e 9 eixos, com PBTC de 57 a 74 toneladas). Nas duas versões a distância entre os eixos pode ser de 3.200, 3.400 ou 3.600 mm
NOVO CONSTELLATION OFF ROAD
A montadora lançou também uma nova versão do Constellation para o segmento fora de estrada. Trata-se do cavalo mecânico 33.460 6×4 6×4 equipado com motor MAN e a mesma transmissão do Meteor. Com entre-eixos de 3.200 mm e molas de aço, o veículo tem eixos com redução no cubo, molas metálicas, duas opções de 5ª roda e capacidade de tração para 125 toneladas.