A Volvo apresentou hoje (16/06) a nova geração de caminhões da linha F (FH, FM e FMX) para o mercado brasileiro e sul-americano. Com entrega aos clientes prevista a partir de meados de outubro deste ano, os veículos trazem uma série novidades tecnológicas no âmbito do conforto, segurança e eficiência, itens já presentes nos modelos europeus desde o primeiro semestre de 2020.

A nova geração dos pesados Volvo desembarca no Brasil em prazo inferior a dois anos em relação aos modelos lançados na Europa.  Além das novidades externas, os novos caminhões trazem uma avançada plataforma digital e um pacote de tecnologia focada na segurança, produtividade, conforto e preservação do meio ambiente.

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Com a oferta de mais tecnologia, conforto e segurança, novo FH tem a missão de manter a liderança da marca no segmento de caminhões pesados no mercado brasileiro

A motorização de 13 litros continua sem alteração, a mesma aprimorada com a Aceleração Inteligente da linha 2020 que trouxe redução de 10% no consumo de combustível graças a mudanças em componentes internos e externos do motor. Porém, para a nova geração a montadora promete redução de mais 5% de economia.

De acordo com o gerente de engenharia de vendas da Volvo, Jeseniel Valério, a redução é proporcionada por soluções como a maior inteligência empregada à Transmissão I-Shift, das melhorias aerodinâmicas da nova cabine (mais arredondada) e também da nova versão do I-See (sistema que identifica a topografia da estrada para escolher automaticamente as melhores marchas).

Na parte interna da cabine e conforto do motorista, as novidades vão da alavanca da caixa I-Shift, que permite melhor movimentação do motorista, à ergonomia aprimorada, colchão de espuma de alta densidade, tecidos dos bancos às entradas USB.  No caso do FM e FMX, a cabine é totalmente nova e com espaço interno 1m³ maior que a atual no caso da versão com teto alto.

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Indicada para operações de distribuição em médias distâncias, a nova linha FM tem como uma de suas novidades a cabine com 1m³ a mais de espaço em relação ao modelo atual. 

Toda a nova linha passa a contar com painel totalmente digital de 12 polegadas e opções de telas de acordo com a conveniência do carreteiro. Conforme informou a Volvo, tudo se ajusta ao modo de direção, mostrando na tela central informações necessárias para as diferentes operações.

Esses recursos facilitam a inspeção diária antes de cada viagem, pois verificam vários itens como desgaste de freios e nível do fluido de arrefecimento.

Entre várias outras opções vistas no painel digital, o motorista pode colocar o display no GPS (no centro do seu campo de visão) e saber o peso por eixo do cavalo mecânico e da carreta. Uma central multimídia de 9 polegadas com rádio permite espelhamento do celular em aplicativos, telemetria e toda a parte de comunicação do caminhão, entre outras configurações.

No campo da segurança, uma das novidades da nova geração F é o Piloto Automático de Descida.  Trata-se de uma tecnologia que mantém o veículo em velocidade programada durante um longo trecho de aclive, ou descida de serra.

Isso se dá pelo trabalho em harmonia do freio motor VEB com a transmissão I-Shift e também com o freio de serviço. Neste último caso, o sistema entra em operação caso seja necessária sua ação para o veículo continuar descendo no ritmo pré-estabelecido.

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Linha fora de estrada FMX traz novo sistema de controle de tração, caixa I-Shift com reduzida, pacote EBS de série e diferentes modos de condução, entre outras novidades

Os caminhões da nova linha F trazem de série o pacote de Segurança Freios Eletrônicos EBS. Na prática são equipamentos para garantir uma reação mais rápida   dos freios e distribuição da força de frenagem entre os eixos do cavalo mecânico e de todo o conjunto. De acordo com a Volvo, com este pacote os caminhões têm sempre com Acionamento eletrônico EBS para freio a tambor e disco; Controle de Tração, Freios ABS, Auxílio de partida em Rampa, luz de Freio de Emergência e Freio de Estacionamento com ativação e desativação automática.

Opcionalmente, os caminhões da nova linha podem receber até oito câmeras auxiliares para o motorista ter melhor visibilidade. Uma delas, instalada sob a parte inferior do retrovisor direito, garante visão de 76m² da área de um dos principais pontos cegos do caminhão. Todas as câmeras podem ter a imagem projetada na tela central multimídia.

Outros itens de segurança, já conhecidos da marca são Airbag (airbag frontal no volante e pré-tensionador do cinto do motorista); ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade e Freios Anticanivete); ACC Plus (Piloto Automático Inteligente/Aviso de Colisão/Freio de Emergência, Função Stop&Go, ESP e Freio Anticanivete); Visibilidade Ativa (Sensor de Ponto Cego, Detector de Atenção e Câmera de Faixa da Rodovia); Direção Inteligente VDS (Direção Elétrica VDS, Assistente de Estabilidade, Câmera de Faixa de Rodovia, ESP e Freio-Anticanivete); Visão Total (Farol Auxiliar no Teto; Luz de Conversão; Luz de 5ª Roda; Câmera de Ré; Câmera de Ponto Cego; Central Multimídia).

O presidente do Grupo Volvo América Latina, Wilson Lirmann, destacou que a Volvo está promovendo uma grande atualização na sua linha de caminhões F. “Como sempre, estamos trazendo tecnologia de ponta para a América Latina, mantendo a tradição de oferecer aqui produtos globais e antecipar tendências”, disse o executivo.

Já o diretor executivo de caminhões da companhia,  Alcides Cavalcanti, complementou que a Volvo conseguiu aprimorar ainda mais várias das tecnologias consagradas da marca, para dar mais segurança e produtividade aos clientes da marca.