Frotistas e motoristas autônomos sabem o quanto é importante manter os pneus em bom estado. É fundamental ficar atento às manutenções necessárias e monitorar o TWI (indicador de desgaste da rodagem), que mostra o máximo de desgaste que o pneu pode atingir.
Nem sempre é preciso realizar a troca do pneu e, neste caso, é feita a recapagem ou reforma. Prática que substitui a banda de rodagem, parte do pneu que fica em contato com o solo. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, esta solução traz economia ao condutor.
Para manter a durabilidade da reforma é importante verificar também as condições do veículo. É necessário também, que o condutor esteja atento ao alinhamento, balanceamento, emparelhamento, calibragem e desenho de bandas inadequadas, itens que reduzem em até 25% a quilometragem do pneu reformado.
Em relação ao número de processos de recapagens que um pneu pode passar, algumas variáveis são importantes para este cálculo. Outro ponto é que não existe um número exato pois depende da utilização e dos cuidados com os pneus. Existe uma etapa específica do processo chamada “Inspeção Inicial”, que determina se o pneu pode ou não ser reformado.
O motorista autônomo precisam também verificar a certificação INMETRO nos produtos, pois nem todos os recapadores podem estar aptos na oferta do produto com essa garantia.