1 – O preço do diesel no Brasil é um dos mais caros do mundo?
Não. No início de janeiro, o preço do diesel na bomba era 27,4% inferior à média mundial. Entre 165 países, 121 tinham preço nos postos mais alto do que no Brasil.
2 – O diesel só aumenta de preço?
Não. O preço dos combustíveis pode subir ou descer em função do mercado, são commodities globais. Em 2020, diminuímos o preço do diesel nas refinarias em 14%.
Preço médio do litro de diesel nas refinarias no ano passado:
• 1º de janeiro – R$ 2,33
• 31 de dezembro – R$ 2,02
3 – É a Petrobras que determina o preço do diesel nos postos?
Não. Nem todo mundo sabe, mas o preço do diesel vendido nas refinarias representa menos da metade (em média, 45%) do preço cobrado nas bombas. O restante corresponde a impostos estaduais e federais, custos adicionais com biodiesel e margem da distribuição e dos postos de combustíveis.
4 – Por que o preço do diesel no Brasil precisa seguir a cotação internacional se o país é um grande produtor de petróleo?
É verdade que o País é um grande produtor de petróleo e gás natural. Mas o Brasil também é importador de diesel e outros combustíveis, em razão de limitações operacionais das refinarias e também da dinâmica do mercado, que leva muitas empresas a trazerem produtos do exterior. Estas importações representam uma competição importante no mercado brasileiro de combustíveis e ajudam a regular o preço oferecido aos consumidores.
O comportamento do preço do diesel não é diferente de outras commodities negociadas no mundo. Quando o preço da carne ou da soja sobe no exterior, pagamos mais por estes itens no supermercado, mesmo que sejam produzidos aqui. É a lógica de um mercado mundial integrado.
Por isto, se o preço do diesel no Brasil ficar abaixo do mercado internacional, nenhuma empresa vai querer importar. A Petrobras tem duas opções neste cenário: não importar e deixar o mercado desabastecido; ou importar e vender com prejuízo, comprometendo a capacidade da Petrobras de investir e gerar riqueza para o País.
5 – A Petrobras poderia baixar o preço nas refinarias?
Se reduzíssemos o preço do diesel nas refinarias independentemente das cotações internacionais, estaríamos repetindo erros do passado, que geraram a maior dívida entre empresas no mundo e quase quebraram a Petrobras.
6 – Então, qual a contribuição da Petrobras?
Nossa contribuição é gerar valor, investindo para produzir mais petróleo, gás natural e combustíveis a custos baixos, sem desviar do foco em segurança e meio ambiente.
Em 2020, atingimos recordes históricos de produção de petróleo e gás natural e de exportações de petróleo e de óleo combustível.
Resultados como estes significam mais empregos e maiores receitas para os governos municipais, estaduais e federal. A Petrobras é a maior contribuinte de impostos no Brasil.
fonte: Blog Fatos e Dados Petrobras
Dados deste post foram extraídos de Global Petrol Prices