A pandemia da covid-19 mudou as expectativas do início de 2020 acerca do desempenho da indústria de caminhões nos quesitos produção e vendas, mas nem por isso coibiu a apresentação de veículos totalmente novos. Produtos inéditos como o novo DAF XF e o Volkswagen Meteor evitaram que o setor de transporte rodoviário de carga passasse o ano sem grandes novidades em termos de veículos.
Outras ações como início das entregas de caminhões Scania movidos a gás, dos novos Mercedes-Benz Actros e das linhas de vans e chassi cabines Mercedes-Benz Sprinter e Iveco Daily, completamente atualizadas, contribuíram para movimentar o mercado de veículos comerciais e reforçar a presença cada vez maior das novas tecnologias no setor de transporte. O Ano de 2020 contou com avanços da eletrificação de caminhões, reforçando tratar-se da alternativa ao diesel mais próxima para mover veículos comerciais sendo trabalhada e pesquisada pelos fabricantes de caminhões em todo o mundo.
VW METEOR- A chegada do Volkswagen Meteor foi sem dúvida a maior novidade da indústria de caminhões no ano. Resultado de um projeto iniciado em 2015, o lançamento chegou para inserir a marca no segmento com motorização acima de 460cv de potência e capacidade para tracionar composições rodotrem, com até 73 toneladas de PBTC. Produzidos nas versões 28.460 6×2 e 29.520 6×4, a proposta da montadora para seus novos produtos é se posicionar entre os Constellation 25.420 6×2 e 26.420 6×4 e os extrapesados MAN TGX.
A linha Meteor é equipada com motor MAN D26 de 13 litros e 6 cilindros. Para atender a proposta da Volkswagen de reunir num mesmo propulsor potência, torque, redução de consumo e a durabilidade, a engenharia da montadora modificou mais de 130 componentes. Outro destaque do trem de força é a transmissão ZF Traxon de 12 e 16 velocidades, uma unidade que processa informações em alta velocidade, as quais combinadas com a tecnologia do caminhão executa as trocas de marchas baseada nas diferentes topografias da estrada.
A inteligência embarcada também é destaque nos novos caminhões, pois através de sensores e funções eletrônicas permitem, por exemplo, gerenciamento automático do da potência do motor, trocas de marcha, uso do freio e aproveitamento da inércia do veículo em função da topografia e da carga transportada e aproveitamento da inércia do veículo. Outro lançamento da montadora, o Constellation 33.460 6×4 para operações fora de estrada, também é equipado com o trem de força do Meteor. O novo off road é um híbrido que reúne componentes das marcas Volkswagen e MAN e conclui um projeto de anos de anos da montadora.
NOVO DAF XF- A montadora instalada em Ponta Grossa/PR surpreendeu ao apresentar ao mercado brasileiro sua nova linha de extrapesados totalmente evoluida. Foi a primeira atualização da linha XF desde o início da produção em 2013. O lançamento praticamente marcou o início de uma nova fase da companhia no País. Além da cabine inspirada no modelo europeu, os maiores diferenciais trazidos pela nova linha estão no pacote tecnológico que melhora a dirigibilidade, segurança e redução do consumo de combustível e sistema que interage com o motorista dando dicas e avaliando o modo de condução.
As novidades do novo DAF XF se estendem ao motor Paccar MX de 12,9 litros e 6 cilindros em linha, nas potências de 480cv e 530cv. Também faz parte do trem de força a transmissão ZF Traxon de 12 velocidades. Relativamente nova no Brasil, Suas tecnologias representam um passo à frente na segurança e eficiência dos caminhões produzidos no Brasil. A nova cabine, por sua vez, é disponível em duas opções, sendo uma delas com 2,10m de altura interna do piso ao teto.
CAMINHÃO A GÁS– Apresentados na Feira Nacional do Transporte (Fenatran), realizada no final de 2019, os caminhões movidos a gás produzidos pela Scania começaram a ser entregues aos clientes em abril deste ano. Até então, várias unidades movida a gás operavam em testes transportando para empresas como a Citrosuco na rota entre o Interior do Estado de São Paulo e o Porto de Santos havia dois anos.
Os primeiros caminhões a gás entregues a transportadores representaram um marco na indústria brasileira, uma quebra de paradigma ao diesel com transportadores e embarcadores de grande porte apostando em um combustível menos agressivo ao meio ambiente.
Apesar de ser uma solução promissora para o setor de transporte, o gás enfrenta ainda desafios como o valor do caminhão em cerca de 30% maior que a versão a diesel e rede abastecimento ainda muito pequena. Até o final de novembro a Scania entregou mais de 60 caminhões movidos a gás para empresas como a Pepsico (gigante mundial do segmento de alimentos), Grupo Charrua, Jomed Log e RN.
Além do GNV (Gás Natural Veicular), outras alternativas da Scania são o GNL (Gás Natural Líquido) e Biometano, este último produzido em usinas a partir de resíduos agrícolas e industriais. Neste projeto, a Scania conta parceria e tecnologia da ZEG, empresa dedicada exclusivamente à geração de energia renovável.
VOLVO 2021 – Lançada em junho, a linha de caminhões Volvo 2021 apresentou poucas novidades e trouxe com ela um novo membro para a família VM, a versão City. Disponível nas configurações de eixo 4×2 e 6×2, o veículo é focado nas operações de distribuição em rotas regionais e chegou com a missão de acelerar o desempenho da marca no segmento de caminhões semipesados. Seu trem e força é formado pelo motor MWM de 270cv, caixa de marchas de manual de seis velocidades e eixo traseiros de dupla velocidade.
Outra novidade da Volvo para a linha 2021 está na disponibilidade do FH 460 4×2 e 6×2 com entre-eixos de 3.500mm como padrão e defletores laterais como itens de série. Segundo especialistas da Volvo, somente essa combinação técnica pode garantir até 2% de redução no consumo dependendo da operação. Com o lançamento, as opções de entre-eixos 3200mm e 3600mm continuaram disponíveis para o FH 460 6×2, mas nesses casos o defletor lateral de ar é considerado um item opcional.
NOVO ACTROS – Apresentado na Feira Nacional dos Transportes (Fenatran) como a principal estrela do evento, o grande lançamento da Mercedes-Benz em de 2019 começou a ser entregue aos clientes em abril deste ano. O pacote tecnológico e inovações como o painel totalmente digital e câmeras no lugar dos espelhos retrovisores convencionais , além de itens de série no campo da segurança, provocaram certo frenesi no mercado caminhões pesados.
O assistente de frenagem ativo de última geração, por exemplo, é capaz de reconhecer ciclistas e pedestres, avisa o motorista por meio de sinais e inicia a frenagem do caminhão até ele parar totalmente, caso seja necessário. Outro, item, o assistente de ponto cego com radares reconhece até 64 objetos parados ou em movimento ao lado direito do veículo. Outros itens do Novo Actros são o assistente de fadiga de última geração, cuja função é identificar o cansaço do carreteiro e sugerir uma parada para descanso e regulagem de distância do veículo à frente em tempo e não mais em metros.
As tecnologias de segurança do Novo Actros estão presentes também na nova Sprinter, cujas entregas aos clientes tiveram início também em abril. Além da tecnologia embarcada, novo cockpit e interior totalmente reformulados, a motorização ganhou mais potência e torque. Nas versões 416 CDI e 516 CDI, o propulsor passou a entregar 163cv a 3.800 rpm e 36,4 kgmf de torque na faixa de giro entre 1.200 e 2.400 rpm. Na 314 CDI Street, o motor o motor OM 651 de 2.2 litros bi turbo passou a entregar 143cv a 3.800 rpm e torque de 33,7 kgmf em faixa de giro igual aos demais modelos.
IVECO DAILY – Com início das entregas aos clientes também a partir do início do segundo trimestre de 2020, a nova Daily é um veículo totalmente renovado. Os diferenciais em relação à linha antiga privilegiam desde o motor (nas potências de 130, 150 e 170cv) e transmissão. Uma novidade está no sistema que altera o mapeamento da calibragem do motor para reduzir o consumo de combustível, acionado por um botão no painel.
A versão furgão com chassi conta com novas maiores dimensões de entre-eixos e também de comprimento total . Segundo a engenharia da Iveco essas medidas,que aprimoraram o centro de gravidade do veículo. As mudanças estruturais aplicadas à linha de furgões permitiram ganhos no espaço de carga com metragens que vão de 7,3 a 18 m³.
Uma das ações da Iveco para alavancar as vendas da nova linha Daily foi disprada em abril. Com validade até o final de maio, possibilitou a compra do novo modelo com 100% do valor financiado em até 60 meses e carência de até 180 dias para o pagamento da primeira parcela. Assim como sua principal concorrente, a Sprinter, a Daily evoluiu em design, tecnologia embarcada e segurança ativa. Ambas estão alinhadas com os respectivos modelos europeus.