Ocupar os espaços deixados pela Ford no segmento de caminhões semileves, leves, médios e semipesados tem sido trabalho encarado com seriedade e empenho pelas fabricantes de veículos comeriais instaladas no Brasil. Outro objeto de desejo deixado com a saída da montadora é a rede de distribuidores de caminhões, motivo de grande interesse especialmente das marcas mais recentes no mercado brasileiro e com necessidade de ampliar o número concessionárias nas diferentes regiões do território nacional.

4 P

Uma dessas montadoras é a Foton, marca de origem chines introduzida no País em meados de 2010 pela Foton Aumark do Brasil. Ao contrário de outras montadoras chinesas que já tentaram a sorte  por aqui e partiram, a Foton sobreviveu à crise instalada a partir de 2014 no Brasil, adiou seus planos de construção de fábrica no Rio Grande do Sul, se organizou e com suporte da matriz e desde 2019 segue seus planos para fortalecimento de sua presença no mercado brasileiro de caminhões.

Entre outros movimentos da empresa para se consolidar no mercado brasileiro, os mais recentes, e de grande visibilidade, são a ampliação da rede de concessionárias para 36 casas (26 delas são ex-distribuidores Ford) e o lançamento dos modelos Citytruck  para 6, 9 e 11 toneladas de PBT. Integrantes da nova geração lançada na China em 2018, os caminhões novos Foton são tracionados por motores Cummins com sistema de injeção common rail e tratamento de gases SCR (usa Arla32) e transmissões ZF.

23
Volante conta com teclas multifunções e o painel digital (com possibilidade de instalação de câmera de ré e pareamento do telefone celular) disponibiliza várias informações que auxiliam o motorista na condução

O Citytruck para 6 toneladas (6.5-15) é equipado com propulsor ISF de 2.8 litros e 150cv, torque de 360 Nm e transmissão ZF 5S 368 de cinco velocidades. As versões de 9 toneladas ( 9-16) e 11 (11-16) usam o ISF 3.8 L de 156 cavalos com torque de 500 Nm e caixa ZF 6S 500 de seis velocidades, ambas sincronizadas, com overdrive e janela para tomada de força para plataformas auto socorro, cestos aéreos e caçambas.

 

 

200As diferenças técnicas entre os modelos de 9 e 11 toneladas se concentram no entre-eixos (3,8 m e 4.2 m), tanque de combustível (160 litros e 200 litros) e pneus também menores, respectivamente. Já o tanque de diesel do modelo de 6 toneladas (produzido em alumínio como o das demais versões) tem capacidade para 120 litros.

 

25Outros atributos dos novos caminhões Foton são o sistema de freio a ar nos dois eixos, freio motor e tecla de ajuste da condução, recurso para favorecer o consumo de combustível. Também estão presentes nos três modelos sistemas de freios ABS e DRL (as luzes são acionadas automaticamente quando o veículo é ligado). A versão de 6 toneladas conta também com sistema eletrônico que distribui o peso nas frenagens (EBD) e todos com com defletores de série.

Os caminhões chegam ao Brasil com cabines em dois tamanhos. A unidade  do modelo de 6 toneladas tem largura interna de 1.690 mm; a das demais versões 1.880 mm. Da parede traseira ao para-brisa, na região central das cabines, a medida é de 1.480 mm e a altura interna do piso ao teto é de 1.400 mm é padrão para todas.

16

Ainda em relação ao interior das cabines, nos três modelos o volante conta com regulagem de altura e profundidade, com adendo de teclas multifunções e multimídia MP5 que oferece possibilidade de inclusão de câmera de ré e pareamento do telefone celular no modelo 11-16.

Em toda a nova linha, o painel de instrumentos é inteligente  e com sistema de alerta ao motorista sobre quilometragem, consumo de combustível, marcha engatada, código de mal funcionamento, ajuste da luz da tela, informações de manutenção, alarme do cinto de segurança e alarme de travamento da cabine durante a condução. Para completar, os veículos são vendidos com garantia de três anos ou 100 mil quilômetros, de para-choque a para-choque, valendo o que ocorrer primeiro e com mão de obra grátis nas duas primeiras revisões.

29
Foton destaca a ergonomia dos bancos e o espaço interno do interior da cabine dos caminhões Citytruck

Para ao CEO da Foton no Brasil, Márcio Vita, os novos caminhões da família Citytruck serão um marco na distribuição urbana, pois trazem itens de segurança e conforto disponibilizados até agora no Brasil como itens de série. “Temos boa expectativa em relação ao desempenho em vendas, porque os veículos têm atributos de qualidade superiores aos concorrentes e preços mais competitivos”, acrescentou o executivo.

A estratégia da Foton para ganhar participação no mercado brasileiro é ocupando espaços atendidos antes pela Ford, especialmente com produtos para as faixas de 9 e 11 toneladas. Outro ponto explorado é o conhecimento dos ex concessionários Ford no negócio de caminhões leves, médios e semipesados. para esta última faixa de carga, a empresa anunciou a chegada ao mercado de um modelo em 2021.

Ainda sem fábrica instalada no Brasil, atualmente a Foton monta modelos semileves 3.5 11 DT e 3.5 14 ST/DT, em unidade da GEFCO, empresa parceira localizada em Guaíba/RS e próxima ao local destinado à construção da fábrica de caminhões, em aproximadamente dois anos.

Enquanto isso, os modelos Cititruck de 6, 9 e 11 toneladas comercializados no Brasil serão trazidos da China, onde a Foton já comercializou mais de 280 mil unidades desde 2018. “Estamos prontos para alçar voo no Brasil”, concluiu o diretor de desenvolvimento de rede da marca, Ricardo Mendonça de Barros. Os preços anunciados para os dois novos caminhões são R$ 177 mil para o Citytruck 6.5-15 e R$ 199 mil para o Citytruck 11-16.