A pandemia da covid-19 mudou as expectativas do início de 2020 acerca do desempenho da indústria de caminhões nos quesitos produção e vendas, mas nem por isso coibiu a apresentação de veículos totalmente novos. Produtos inéditos como o novo DAF XF e o Volkswagen Meteor evitaram que o setor de transporte rodoviário de carga passasse o ano sem grandes novidades em termos de veículos.

Outras ações como início das entregas de caminhões Scania movidos a gás, dos novos Mercedes-Benz Actros e das linhas de vans e chassi cabines Mercedes-Benz Sprinter e Iveco Daily, completamente atualizadas, contribuíram para movimentar o mercado de veículos comerciais e reforçar a presença cada vez maior das novas tecnologias no setor de transporte. O Ano de 2020 contou com avanços da eletrificação de caminhões,  reforçando tratar-se da alternativa ao diesel mais próxima para mover veículos comerciais sendo trabalhada e pesquisada pelos fabricantes de caminhões em todo o mundo.

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Meteor inseriu a marca Volkswagen no segmento de caminhões extrapesados rodoviários

VW METEOR- A chegada do Volkswagen Meteor foi sem dúvida a maior novidade da indústria de caminhões no ano. Resultado de um projeto iniciado em 2015, o lançamento chegou para inserir a marca no segmento com motorização acima de 460cv de potência e capacidade para tracionar composições rodotrem, com até 73 toneladas de PBTC. Produzidos nas versões 28.460 6×2 e 29.520 6×4, a proposta da montadora para seus novos produtos é se posicionar entre os Constellation 25.420 6×2 e 26.420 6×4 e os extrapesados MAN TGX.

A linha Meteor é equipada com motor MAN D26 de 13 litros e 6 cilindros. Para atender a proposta da Volkswagen de reunir num mesmo propulsor potência, torque, redução de consumo e a durabilidade, a engenharia da montadora modificou mais de 130 componentes. Outro destaque do trem de força é a transmissão ZF Traxon de 12 e 16 velocidades, uma unidade que processa informações em alta velocidade, as quais combinadas com a tecnologia do caminhão executa as trocas de marchas baseada nas diferentes topografias da estrada.

A inteligência embarcada também é destaque nos novos caminhões, pois  através de sensores e funções eletrônicas permitem, por exemplo, gerenciamento automático do da potência do motor, trocas de marcha, uso do freio e aproveitamento da inércia do veículo em função da topografia e da carga transportada e aproveitamento da inércia do veículo. Outro lançamento da montadora, o Constellation 33.460 6×4 para operações fora de estrada, também é equipado com o trem de força do Meteor. O novo off road é um híbrido que reúne componentes das marcas Volkswagen e MAN e conclui um projeto de anos de anos da montadora.

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Novo DAF XF tem tecnologias que aumentam a segurança e melhoram a dirigibilidade

NOVO DAF XF-  A montadora instalada em Ponta Grossa/PR surpreendeu ao apresentar ao mercado brasileiro sua nova linha de extrapesados totalmente evoluida. Foi a primeira atualização da linha XF desde o início da produção em 2013. O lançamento praticamente marcou o início de uma nova fase da companhia no País. Além da cabine inspirada no modelo europeu, os maiores diferenciais trazidos pela nova linha estão no pacote tecnológico que melhora a dirigibilidade, segurança e redução do consumo de combustível e sistema que interage com o motorista dando dicas e avaliando o modo de condução.

As novidades do novo DAF XF se estendem ao motor Paccar MX de 12,9 litros e 6 cilindros em linha, nas potências de 480cv e 530cv. Também faz parte do trem de força a transmissão ZF Traxon de 12 velocidades. Relativamente nova no Brasil, Suas tecnologias representam um passo à frente na segurança e eficiência dos caminhões produzidos no Brasil.  A nova cabine, por sua vez, é disponível em duas opções, sendo uma delas com 2,10m de altura interna do piso ao teto.

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Primeiros caminhões Scania movidos a gás começaram a ser entregues para os transportadores no mês de abril

CAMINHÃO A GÁS– Apresentados na Feira Nacional do Transporte (Fenatran), realizada no final de 2019, os caminhões movidos a gás produzidos pela Scania começaram a ser entregues aos clientes em abril deste ano. Até então, várias unidades movida a gás operavam em testes transportando para empresas como a Citrosuco na rota entre o Interior do Estado de São Paulo e o Porto de Santos havia dois anos.

Os primeiros caminhões a gás entregues a transportadores representaram um marco na indústria brasileira, uma quebra de paradigma ao diesel com transportadores e embarcadores de grande porte apostando em um combustível menos agressivo ao meio ambiente.

Apesar de ser uma solução promissora para o setor de transporte, o gás enfrenta ainda desafios como o valor do caminhão em cerca de 30% maior que a versão a diesel e rede abastecimento ainda muito pequena. Até o final de novembro a Scania entregou mais de 60 caminhões movidos a gás para empresas como a Pepsico (gigante mundial do segmento de alimentos), Grupo Charrua, Jomed Log e RN.

Além do GNV (Gás Natural Veicular), outras alternativas da Scania são o GNL (Gás Natural Líquido) e Biometano, este último produzido em usinas a partir de resíduos agrícolas e industriais. Neste projeto, a Scania conta parceria e tecnologia da ZEG, empresa dedicada exclusivamente à geração de energia renovável.

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VOLVO 2021 – Lançada em junho, a linha de caminhões Volvo 2021 apresentou poucas novidades e trouxe com ela um novo membro para a família VM, a versão City. Disponível nas configurações de eixo 4×2 e 6×2, o veículo é focado nas operações de distribuição em rotas regionais e chegou com a missão de acelerar o desempenho da marca no segmento de caminhões semipesados. Seu trem e força é formado pelo motor MWM de 270cv, caixa de marchas de manual de seis velocidades e eixo traseiros de dupla velocidade.

Outra novidade da Volvo para a linha 2021 está na disponibilidade do FH 460 4×2 e 6×2 com entre-eixos de 3.500mm como padrão e defletores laterais como itens de série. Segundo especialistas da Volvo, somente essa combinação técnica pode garantir até 2% de redução no consumo dependendo da operação. Com o lançamento, as opções de entre-eixos 3200mm e 3600mm continuaram disponíveis para o FH 460 6×2, mas nesses casos o defletor lateral de ar é considerado um item opcional.

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Novo Actros mexeu com segmento de caminhões pesados. Família Sprinter 2021 acompanhou evolução da marca

NOVO ACTROS – Apresentado na Feira Nacional dos Transportes (Fenatran) como a principal estrela do evento, o grande lançamento da Mercedes-Benz em de 2019 começou a ser entregue aos clientes em abril deste ano. O pacote tecnológico e inovações como o painel totalmente digital e câmeras no lugar dos espelhos retrovisores convencionais , além de itens de série no campo da segurança, provocaram certo frenesi no mercado caminhões pesados.

O assistente de frenagem ativo de última geração, por exemplo, é capaz de reconhecer ciclistas e pedestres, avisa o motorista por meio de sinais e inicia a frenagem do caminhão até ele parar totalmente, caso seja necessário.  Outro, item, o assistente de ponto cego com radares reconhece até 64 objetos parados ou em movimento ao lado direito do veículo. Outros itens do Novo Actros são o assistente de fadiga de última geração, cuja função é identificar o cansaço do carreteiro e sugerir uma parada para descanso e regulagem de distância do veículo à frente em tempo e não mais em metros.

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As tecnologias de segurança do Novo Actros estão presentes também na nova Sprinter, cujas entregas aos clientes tiveram início também em abril. Além da tecnologia embarcada, novo cockpit e interior totalmente reformulados, a motorização ganhou mais potência e torque. Nas versões 416 CDI e 516 CDI, o propulsor passou a entregar 163cv a 3.800 rpm e 36,4 kgmf de torque na faixa de giro entre 1.200 e 2.400 rpm. Na 314 CDI Street, o motor o motor OM 651 de 2.2 litros bi turbo passou a entregar 143cv a 3.800 rpm e torque de 33,7 kgmf em faixa de giro igual aos demais modelos.

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Totalmente renovada, mais potente, segura e tecnológica, nova Daily ficou mais competitiva

IVECO DAILY – Com início das entregas aos clientes também a partir do início do segundo trimestre de  2020, a nova Daily é um veículo totalmente renovado.  Os diferenciais em relação à linha antiga privilegiam desde o motor (nas potências de 130, 150 e 170cv) e transmissão. Uma novidade está no sistema que altera o mapeamento da calibragem do motor para reduzir o consumo de combustível, acionado por um botão no painel.

A versão furgão com chassi conta com novas maiores dimensões de entre-eixos  e também de comprimento total . Segundo a engenharia da Iveco essas medidas,que aprimoraram o centro de gravidade do veículo. As mudanças estruturais aplicadas à linha de furgões permitiram ganhos no espaço de carga com metragens que vão de 7,3 a 18 m³.

Uma das ações da Iveco para alavancar as vendas da nova linha Daily foi disprada em abril. Com validade até o final de maio, possibilitou a compra do novo modelo com 100% do valor financiado em até 60 meses e carência de até 180 dias para o pagamento da primeira parcela. Assim como sua principal concorrente, a Sprinter, a Daily evoluiu em design, tecnologia embarcada e segurança ativa. Ambas estão alinhadas com os respectivos modelos europeus.