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A Mercedes-Benz está ampliando a linha de cavalos-mecânicos extrapesados com o lançamento do Actros 2651 6×4, um veículo equipado com motor OM 460 LA de 13 litros, seis cilindros em linha e 510cv de  potência a 1.900 rpm  e torque máximo de 2.400 Nm a 1.100 rpm.

O vice-presidente de vendas e marketing da Mercedes-Benz, Roberto Leoncini, explica que por ser um caminhão que vai enfrentar estradas com poeira e terra, o Actros está sendo produzido com freio a tambor e molas de aço. Essa é uma forma de reduzir custo operação, pois freio a disco e suspensão a ar geram mais manutenção ao veículo nestas condições de operação.

A Medrcedes já disponibilizava no mercado brasileiro as versões 2546 6X2 e 2646 6X4, que continuam no portifólio de produtos também com modificações. “No entanto, continuamos a disponibilizar o Actros com freio a disco e suspensão a ar, pois existem operações que estas características se encaixam bem”, acrescentou Leoncini.

O 2646 também passou a ser oferecida com suspensão metálica opção de entre eixos de 3.600 mm para aplicação com PBTC até 74 toneladas. Nesta versão, o veículo é equipado com tanques de combustível de 780 litros + um tanque adicional de 300 litros.  No caso dos modelos com entre eixos de 3.300mm, a suspensão é pneumática e os tanques de combustível de 650 litros + um adicional de 240 litros.

A linha Actros rodoviária é equipada de série com caixa câmbio automatizada PowerShift (com sensor de inclinação), freio-motor Top Brake, bloqueio de deslocamento para partidas em rampas e freio a disco tambor, com gerenciamento EDB, ABS e ASR e eixos traseiros sem redução nos cubos.

No aspecto visual, o novo Actros é equipado com parachoque produzido em plástico, a estrela, agora maior, vem iluminada de série, a grade conta com nova alça de apoio. O para sol é 100% opaco e com design integrado à cabine, luzes de posição em LED no teto e  no pára-sol e DRL (Day Running Light, ou Farol de Rodagem Diurna), display de 4 polegadas, tela Color TFT, entre outros itens. A família Actros é oferecida nas versões de cabine Curta (para o basculante fora da estrada), leito teto baixo, leito teto alto e megaspace e todas as versões saem de fábrica com o módulo da nova geração de sistema de gestão de frota FleetBoard.

foto: Malagrine