volvo pesquisaPesquisa realizada a pedido do Grupo Volvo Latin America, no primeiro semestre de 2014 com 600 motoristas de caminhão em cinco regiões do Brasil, mostrou que 38% dos entrevistados possuem Smartphones, 67% usam os aparelhos para fazer ligações, 62% para acessar a Internet e 55% para conversar no WhatsApp. Para o gerente de marketing da Volvo no Brasil, Daniel Homem de Mello, o número é alto e indica que o motorista e o transportador estão cada vez mais adotando novas tecnologias no ambiente de trabalho. “Um dado curioso é que a utilização do smartphone chega a 50% para caminhoneiros que fazem distâncias mais longas”, ressalta Mello. O smartphone do carreteiro é usado como ferramenta de trabalho e para mantê-lo próximo da família e amigos enquanto viaja.

Outros dados divulgados pela pesquisa mostram que 62% dos entrevistados informam ter desktop (computador de mesa) em casa; 24% dizem ter tablet em casa e 4% afirmam usar tablet nas viagens de caminhão; 38% têm notebook em seu domicílio e 4% declaram que usam notebook na estrada. “Quando olhamos exclusivamente para o caminhoneiro que faz viagens de longa distância, 60% indicam ter notebook em casa”, destaca Mello, lembrando que o motorista de rotas longas é, de maneira geral, um profissional que apela mais para a internet.

Ainda de acordo com a pesquisa, 54% dos motoristas estão no Facebook, 33% usam o aparelho para enviar mensagens e 44% para transmitir fotos. Um terço do total das pessoas ouvidas (31%) acessam a Internet diariamente. “Isto tudo comprova que estamos no caminho certo, pois oferecemos a linha de caminhões mais conectada e mais avançada que existe no mercado”, observa o gerente.