A Scania está apresentando mundialmente o seu caminhão híbrido padrão Euro 6. Trata-se de um P320, que pode operar no modo elétrico ou com biocombustíveis e que está previsto para ser entregue em 2016. Magnus Höglund, responsável por combustíveis alternativos e trens de força na Scania Trucks, explica que o veículo é capaz de alternar entre uma condução silenciosa e livre de emissões ou com emissões muito baixas de CO2, mesmo com grande capacidade de carga. O Scania híbrido pode ser encomendado com cabines P ou G e o motor básico de 9 litros com 5 cilindros em linha de 320 hp e funciona 100% a biodiesel, como o HVO (óleo vegetal hidrotratado) ou FAME e atende aos requisitos do Euro 6.
De acordo com a empresa, o veículo pode atender às normas de poluição sonora locais ou nacionais, tais como a iniciativa European Quiet Truck/PIEK Light, que está sendo implantada em um número crescente de cidades e países, e estipula um nível de ruído máximo de 72dB(A) ao dirigir em áreas de silêncio obrigatório. “Atualmente, existem 28 megacidades no mundo com mais de 10 milhões de habitantes”, afirma Höglund.
Ainda segundo a Scania, a economia do novo caminhão híbrido chega a 18% em um cenário típico de condução, comparado ao motor a diesel convencional, sendo o reaproveitamento da potência de frenagem responsável por dois terços da economia de combustível que a hibridização oferece. Outras contribuições ocorrem com o desligamento do motor em baixas velocidades e o uso eficiente do sistema elétrico auxiliar. O caminhão pode ser conduzido (somente em modo elétrico) a velocidade de até 45km/h, com o motor a combustão desligado ou em ponto morto afim de acionar os sistemas auxiliares, tais como o compressor do freio.