scania 8x2aA Scania apresentou ontem, em sua fábrica em São Bernardo do Campo/SP, o cavalo-mecânico rodoviário 8X2 equipado com segundo eixo direcional de fábrica, indicado para tracionar semirreboque de três eixos. O veículo está chegando ao mercado como uma atraente solução para o transporte de longa distância, com vantagens operacionais aos transportadores em relação às composições bitrem e carretas com eixos espaçados, conhecidas como “vanderleia”.

É num espaço entre o bitrem e a carreta de eixos espaçados que o conjunto formado pelo cavalo-mecânico 8X2 com carreta três eixos vai ocupar no segmento estradeiro, conforme diz o engenheiro Celso Mendonça, gerente de desenvolvimento de negócios da Scania. Isso porque, explica Mendonça, nessa configuração, o veículo poderá rodar carregado com até 54,5 toneladas de PBTC, 2,5 toneladas a menos que o bitrem – que pela legislação só opera com cavalo-mecânico 6X4 – e 1,5 tonelada a mais que o conjunto com eixo espaçado.

Em relação à carga líquida, o conjunto leva até 37 toneladas, a mesma carga do bitrem. “É uma questão de carregar a carga de forma mais inteligente”, acrescentou. O segundo eixo direcional tem suspensão a ar e levanta. Outros detalhes do cavalo 8X2 é a balança eletrônica que mostra a carga por eixo e, assim como todos os modelos da marca, o veículo tem controle de suspensão a ar.

“O 8X2 tem futuro, porque apresenta muitas vantagens em relação a outras composições”, opina Valdecir Adamucho, sócio de transportadora que opera com cerca de 200 unidades 8X2 em sua frota, todas 8X2. De acordo com ele, o conjunto com semirreboque de três eixos apresenta melhor performance que outras composições e leva qualquer tipo de carga. “Além disso, o veículo tem melhor performance, pois tem só um eixo a mais (no cavalo-mecânico), uma composição a menos que o bitrem e economia de 6 a 8% no consumo de diesel, isso na mesma operação”, exemplificou o transportador.

Além de afirmar que o conjunto com carreta de três eixos ficou com um bom raio de manobra e gasta menos pneus, Valdecir Adamucho cita vantagens também em relação às composições com nove eixos, as quais ele classifica como limitadas para certas rotas, além de causar perda de tempo na liberação dos documentos antes de seguir viagem com a carga. “Também são limitadas nos tombadores para descarregar, assim como as composições com eixos espaçados (Vanderleia), acrescenta. Ainda de acordo com o transportador, com as outras composições não se consegue cargas de retorno, porque as empresas não autorizam  o carregamento.

Outras vantagens apontadas pelo transportador de um cavalo-mecânico 8X2 de fábrica estão no fato de o veículo sair da fábrica pronto para ser emplacado, uma vez que a adaptação exige cerca de 30 dias, mais os custos para a instalação do eixo direcional. “Por isso resolvemos convidar a Scania para desenvolver em parceria um cavalo-mecânico 8X2 de fábrica”, relata. EM sua opinião, as vendas de carreta vanderleia e de bitrens vai começar a cair por causa das vantagens que se tem operando com um conjunto para 54,5 toneladas de PBTC.

A necessidade da transportadora da qual é sócio de procurar novas soluções de transporte ganhou força a partir de 2011, quando a legislação determinou que os bitrens não poderiam mais ser tracionados por cavalos-mecânicos na configuração 6X2. Segundo diz Adamucho, o uso de veículos 6X4 não era viável para a operação da empresa.  Ele lembra que na ocasião foram feitos testes com dois caminhões equipados com um eixo a mais direcional e daí se confirmou que o cavalo 8X2 atrelado a uma carreta de três eixos era a solução para transportar a mesma quantidade de um bitrem numa só composição.

O diretor de vendas de caminhões da Scania, Victor Carvalho, também aponta vantagens de transportar com uma composição formada por um cavalo-mecânico 8X2 atrelado a uma carreta de três eixos no lugar da carreta com eixos espaçados (com cavalo-mecânico 6X2) e o conjunto bitrem. De acordo com ele, o custo de aquisição de um conjunto bitrem (com cavalo-mecânico 6X4) chega a ser 5% maior do que uma composição formada pela carreta de três eixos mais o cavalo 8X2. “O preço cavalo-mecânico 8X2 é maior que um 6X4, mas o preço da carreta de três eixos é menor do que o bitrem”, explica. Carvalho acrescenta que o cliente recebe o caminhão pronto para rodar e pode financiar o veículo completo.

DADOS TÉCNICOS

Motor: DC 13, de 12,7 litros e 440hp

Caixa de mudanças: GRS905 – 14 velocidades (2 superlentas)

Diferencial: R885 – Relação Padrão:3,07:1 (opcional:3,23:1 e 3,42:1)

Distância entre-eixos: 3.900mm

Tanque atrás da cabine: duas unidades de 330 litros cada uma