A Scania Trucks desenvolveu uma ferramenta que fornece aos transportadores cálculos baseados em seus próprios objetivos relativos à redução de CO2, em combinação com as alternativas disponíveis para eles em suas regiões levando em consideração suas aplicações. Denominado CO2MPOSER, a ferramenta permite determinar o quanto a custaria a redução. “O surpreendente é que, muitas vezes, a resposta é que os custos adicionais são muito inferiores ao esperado – ou até próximo de zero”, explicou Magnus Höglund, responsável por combustíveis alternativos e trens de força. De acordo com o executivo , a ferramenta foi desenvolvida para ajudar os clientes na hora de optar por uma solução sustentável e facilitar a avaliação de quais serão os custos adicionais do investimento.
Höglund relata o caso de uma distribuidora de laticínios na Suécia que havia determinado chegar a 90% de redução nas emissões de CO2 com a ajuda de motores a etanol ED95. “Foi uma meta muito rigorosa, mas totalmente alcançável se você utilizar, como eles fizeram, o bioetanol de alta tecnologia com base de trigo que nosso parceiro Lantmännen Agroethanol produz na planta Norrköping. Esse exemplo demonstrou que os custos adicionais ficaram em cerca de 1 milésimo de euro por caixa de leite transportada, em comparação a caminhões modernos a diesel, apesar da enorme redução de CO2”, destaca.
O executivo alerta também que o cliente que deseja reduzir a emissões de CO2 precisa analisar muitos fatores. Segundo ele, certos biocombustíveis simplesmente não estão disponíveis em todo lugar; também pode acontecer de alguns tipos de transporte exigirem determinado tamanho de motor para realizar o trabalho de maneira racional. E, naturalmente, sempre existem as considerações financeiras – se as alternativas são caras, ninguém vai querer. “Com o Scania CO2MPOSER, temos uma ferramenta adicional em nosso kit e podemos ajudar os clientes a desenvolver soluções com precisão ainda maior, cumprindo suas metas de sustentabilidade e rentabilidade”, diz Höglund.