Como se tornar caminhoneiro autônomo? O primeiro passo é entender como é ter o seu próprio negócio.

O motorista que opta em ser um caminhoneiro autônomo e ter o próprio caminhão pode prestar serviços para uma ou mais empresas sem vínculo empregatício. Mas, é o responsável pela parte operacional e administrativa do seu negócio.

Algumas vantagens de ser autônomo são horários flexíveis durante as jornadas diárias; flexibilidade sobre dias e horários de trabalho, poder aceitar e recusar cargas. Em contrapartida, não conta com salário fixo e tem de arcar com os custos do diesel, pedágio, alimentação e manutenção do caminhão, entre outras obrigações. Assim é importante colocar tudo no papel antes de assumir toda essa responsabilidade.

Outra questão a ser levada em consideração é a parte burocrática (veja essa matéria especial sobre as obrigações fiscais).

Então, como se tornar um caminhoneiro autônomo? Preparamos um passo a passo para te ajudar a ingressar na profissão

5ATUALIZAÇÃO

Atualmente são grandes as exigências na hora de contratar os serviços do motorista de caminhão. Para atender a nova realidade, o aspirante a profissão deve esquecer a ideia de que para conseguir um bom frete basta ter um caminhão e saber dirigir. É importante fazer cursos, se atualizar, buscar informações em feiras especializadas do setor, se preocupar com a aparência e enxergar o caminhão mais como um negócio do que um veículo de carga.

Leia mais em:

Treinamento valoriza o motorista

Sest Senat oferece 23 cursos na área de transporte 

Próximo