Como se tornar caminhoneiro autônomo? O primeiro passo é entender como é ter o seu próprio negócio.

O motorista que opta em ser um caminhoneiro autônomo e ter o próprio caminhão pode prestar serviços para uma ou mais empresas sem vínculo empregatício. Mas, é o responsável pela parte operacional e administrativa do seu negócio.

Algumas vantagens de ser autônomo são horários flexíveis durante as jornadas diárias; flexibilidade sobre dias e horários de trabalho, poder aceitar e recusar cargas. Em contrapartida, não conta com salário fixo e tem de arcar com os custos do diesel, pedágio, alimentação e manutenção do caminhão, entre outras obrigações. Assim é importante colocar tudo no papel antes de assumir toda essa responsabilidade.

Outra questão a ser levada em consideração é a parte burocrática (veja essa matéria especial sobre as obrigações fiscais).

Então, como se tornar um caminhoneiro autônomo? Preparamos um passo a passo para te ajudar a ingressar na profissão

4RNTRC

Uma das maneiras de se tentar regulamentar o setor e torná-lo mais profissional veio através do Registro Nacional de Transporte Rodoviário de Carga. Atualmente, informa a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), o número de registros de transportadores emitidos é de 816.130, sendo 657.391 autônomos, 158.395 empresas e 344 cooperativas.

A Assessoria de Comunicação da ANTT explica que a formalidade da atividade vem atender a um anseio de uma categoria imprescindível na logística brasileira. Destaca que os benefícios aos transportadores são diversos, como a regularização do exercício da atividade por meio da habilitação formal; disciplinamento do mercado; identificação de parâmetros de participação no mercado; conhecimento do grau de competitividade e inibição da atuação de atravessadores não qualificados.

Veja mais em ANTT esclarece dúvidas sobre RNTRC