Por João Geraldo
Foto Divulgação

A Mercedes-Benz começou 2016 pronta para as comemorações dos 60 anos de atividades no Brasil. Em seis décadas a empresa produziu 1.450.000 caminhões (sendo o primeiro o modelo L-312), 680 mil ônibus e mais de 2.900.000 mil motores. A empresa teve um ano bastante ativo, com apresentação de novos produtos e serviços e também a inauguração da segunda loja SelecTrucks no País, localizada em Contagem Minas Gerais.

Também recebeu o prêmio “Folha Top of Mind 2016”, como a marca de caminhões mais lembrada de todo o Brasil. O slogan “As estradas falam, a Mercedes-Benz escuta” esteve presente o tempo todo nas ações da empresa.

No campo dos produtos, uma das primeiras atividades foi a divulgação do pacote de inovações da família Atego e a estreia da marca no segmento 8X2, com o Atego 3026 e 3030 configurados de fábrica. Também ganharam destaque as versões 2730 6X4, para a construção civil e operações fora de estrada, e a 2729 para coleta lixo.

Toda a família Atego, incluindo os modelos 4X2 receberam quadros do chassi com maior resistência. Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas, marketing e pós-vendas de caminhões e ônibus da companhia, explicou que os aprimoramentos tiveram por base o feedback obtido junto a clientes da marca e informações do mercado captadas numa série de eventos realizados durante 2015. Outro lançamento da marca foi o Axor fora de estrada equipado com transmissão automatizada desenvolvida especificamente para este tipo de operação.

Em 2016 a Mercedes-Benz ampliou e atualizou também a linha de produtos para distribuição urbana e outras aplicações com o lançamento da família de van Vito e da terceira geração da Sprinter. O furgão Vito tem espaço de 15 metros e capacidade para 1.225kg e agilidade para o tráfico urbano. Já a nova Sprinter chegou com novidades no design e na parte da segurança ativa.

Ações voltadas ao pós-venda foram intensificadas este ano tiveram relevância entre as prioridades da empresa. A campanha nacional junto à rede de concessionários, por exemplo, que oferece condições atrativas com garantia de 12 meses e parcelamento aos clientes da marca, é uma delas.

Em fevereiro, o consórcio Mercedes-Benz passou a abranger também planos específicos para caminhões médios e semipesados, além de chassi de ônibus e toda a linha de comerciais leves da marca. Um dos destaques da modalidade é a isenção de cobrança de taxa de inscrição e fundo de reserva e conta uma das taxas mais baixas do mercado.