Por João Geraldo
Foto Divulgação
A primeira grande ação da Scania em 2016 envolvendo produto foi a apresentação de três modelos P-270 4X2 movidos a etanol de segunda geração, um combustível produzido a partir de resíduos agrícolas, tais como palha de trigo, de milho e bagaço de cana. Os resultados divulgados após um ano de operação dos “Ecotrucks”, apontam a redução de 90% nas emissões de CO2 comparados aos modelos movidos a diesel.
Outros produtos em destaque este ano foram as três unidades P 250 8X2 blindadas entregues ao Grupo Esquadra, especializado no transporte de cargas de alto valor. O projeto contou com parceria da empresa MIB Blindados. Celso Mendonça, gerente de desenvolvimento de novos negócios da Scania explicou que o desenvolvimento deste tipo de veículo tem sido um novo nicho de negócio para a companhia.
Para chegar ao veículo planejado, o pessoal da engenharia da Scania retirou a cabine original do P 250 e instalou outra totalmente blindada e com abertura no assoalho para facilitar a manutenção do trem de força, entre diversas outras alterações de entre eixos e sistema de suspensão.
No final de outubro, a Scania apresentou ao mercado o atendimento conectado, cujo objetivo é fortalecer o pós-venda através da maior regularidade da manutenção do caminhão, o que influi diretamente na redução do custo do quilômetro rodado. A tecnologia da conectividade tem papel fundamental para manter a sintonia entre o veículo, fábrica, concessionário e o transportador.
De acordo com o diretor-geral da Scania no Brasil, Roberto Barral, os serviços conectados oferecem uma alternativa completa ao transportador com a disponibilidade de dados do veículo, uso inteligente das informações e consultoria customizada prestada pela rede de concessionários. “Tudo conforme a demanda do negócio de cada cliente”, concluiu. Para estar conectado o caminhão precisa de um módulo comunicador para enviar – no dia a dia – dados online sobre a operação do veículo. A empresa fechou o ano com o encerramento do Scania Drive Competitions, ação que reuniu motoristas do Brasil, Argentina, Chile e Peru. Luis Carlos dos Santos, conquistou o título de melhor motorista da América Latina e recebeu como prêmio um cavalo-mecânico Scania modelo R440 zero quilômetro.