Fabricantes de caminhões investiram em produtos com tecnologias para reduzir os custos dos transportadores e ações para atrair e fidelizar os clientes. Confira como foi o ano de 2016 das principais montadoras do País

SCANIA

  • Apresentou três modelos P-270 4X2 movidos a etanol de segunda geração, combustível produzido a partir de resíduos agrícolas. Os caminhões rodaram em testes desde meados de 2015 dentro da empresa química Clariant, que considerou os resultados positivos. Pelos resultados divulgados, após um ano de operação os “Ecotrucks” atingiram redução de 90% nas emissões de CO2 comparados aos modelos movidos a diesel.
  • A empresa realizou o Scania Drive Competitions, que reuniu motoristas do Brasil, Argentina, Chile e Peru. O vencedor da América Latina foi Luis Carlos dos Santos, que recebeu como prêmio um cavalo-mecânico Scania modelo R440 zero quilômetro.
  • Outros produtos da linha P em destaque este ano foram as três unidades P 250 8X2 blindadas entregues ao Grupo Esquadra, especializado no transporte de cargas de alto valor. O projeto contou com parceria também da empresa MIB Blindados.
  • A empresa apresentou também ao mercado o atendimento conectado, cujo objetivo é fortalecer o pós-venda através da maior regularidade da manutenção do caminhão, o que influi diretamente na redução do custo do quilômetro rodado.ano_scania_14134970202_afcafe3702_k

VOLVO

  • Comemorou a liderança no segmento de caminhões pesados, com 5.518 unidades emplacadas em 2015.
  • Lançou o modelo FMX com controle de tração dianteira, um produto para o Brasil e demais países da América Latina.
  • Apresentação do VM 32 – modelo vocacional desenvolvido em parceria com clientes. Projetado para operações em áreas de terraplanagem, mineração leve e construção civil, o veículo utiliza componentes dos pesados FH e FMX e se destaca como o modelo de maior capacidade de carga na sua categoria.
  • Outra novidade foi a sexta geração da caixa de câmbio automatizada I-Shift, já presente nos novos modelos da marca. Entre as principais características dessa transmissão se destacam a maior versatilidade e capacidade para reduzir o consumo de combustível, além de identificar o relevo da estrada e corrigir o modo de direção, entre outras funções.
  • Uma das ações para a venda de peças e serviços na rede de concessionários foi a campanha “Peça Volvo & Ganhe Mais”, lançada no início do ano, com o sorteio de prêmios. Na lista constam dois caminhões (um FH e outro VM), 36 carros de passeio e cerca de 1.500 trocas de óleo.
  • Centro de Desenvolvimento de Competências (CDC): prédio com 2.600 metros de área construída inaugurado dentro do complexo industrial da fábrica, em Curitiba/PR.

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  • Completou três anos operação de sua fábrica de caminhões pesados no Brasil e trabalha para a consolidação da marca no mercado brasileiro de caminhões pesados, onde concorre com duas linhas de produtos
  • A empresa realizou a terceira edição da Semana do Cliente, evento que consiste em levar grupo de frotistas e autônomos para conhecerem a fábrica e suas instalações, a marca e os seus produtos para o Brasil. A DAF conta também com o Contrato de Manutenção Multisuporte.
  • Anunciou que está se preparando para crescer nas duas linhas de caminhões que monta atualmente em Ponta Grossa. O próximo lançamento será uma versão do XF105 para operações fora de estrada, como o transporte de madeira e cana de açúcar, entre outras.
  • PACCAR Parts – divisão do Grupo PACCAR -, cujo portifólio de produtos é composto pelas Peças Genuínas DAF e Peças Genuínas PACCAR e linhas multimarcas TRP.
  • Anunciou a ampliação da oferta de peças TRP com mais opções das linhas de correias e tensionadores, frutos de parceria com as empresas continental e Dayco.
  • Em 2017, a DAF irá disponibilizar peças para transmissão e motor.

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  • Lançamento da linha Cargo automatizada, com caixas de câmbio Eaton, a qual recebeu o nome de TorqShift. Tendo como carro chefe a versão 2429 6X2, o pacote de novos produtos contou também com versões do Cargo 1723, 1723 Kolector, 1729R, 1729T e Cargo 1933T com suspensão a ar. Todas as versões chegaram ao mercado com assistente de rampa.
  • Os caminhões Cargo 1723, Cargo 1729 e Cargo 2429 saem de fábrica com transmissão automatizada de 10 marchas e reduzida de 17,04:1; embreagem de 395mm e disco com revestimento sinterizado de cerâmica.
  • O 1723 Kolector conta com a caixa TorqShift de 10 velocidades para aplicações severas – como a coleta de resíduos – que exigem intensa troca de marchas. Esta unidade tem reduzida de 15,28:1 e duas relações de ré (14,12:1 e 4,00:1), com super-reduzida, para vencer ladeiras íngremes.
  • Cargo 1933, por sua vez, foi lançado com suspensão a ar, caixa de câmbio de 16 velocidades e reduzida de 17,64:1, além de duas relações de ré (17,64:1 e 14,91:1). A embreagem deste caminhão conta com dois discos cerâmicos.
  • Outros modelos que merecem destaque este ano são os novos médios Cargo 1415 e Cargo 1519, ambos com maior potência e capacidade para o transporte de até uma tonelada a mais de carga em relação às respectivas versões anteriores. Outro produto apresentado na mesma ocasião foi o Cargo 3129 6X4 para operações pesadas.
  • FordTrac, sistema de rastreamento que já sai instalado de fábrica no caminhão.
  • Contrato de manutenção para caminhões usados, cujo valor mensal predeterminado é calculado na quilometragem rodada. Esse produto oferece dois tipos de plano, os quais preveem serviço de manutenção preventiva ou com a inclusão de peças de desgaste natural e garantia de atendimento em todo o Brasil.

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  • Realizou diversas ações para colocar em prática uma série de providências visando a ajustar a rota da companhia no Brasil. Denominado “Movimento em busca da excelência”, o movimento se baseou numa pesquisa com mais de 550 motoristas, frotistas e outros profissionais do setor de diversos Estados e considerou opiniões de clientes acerca dos veículos da marca, dos concessionários, serviços e do atendimento pós-venda.
  • Os primeiros resultados da ação repercutiram nas melhorias técnicas aplicadas à família Daily, Tector e Stralis Hi-Way 2017.
  • Os pesados Stralis 440 e Stralis Hi-Way 440 e 480 receberam um pacote de alterações técnicas no trem de força para aumentar o torque e reduzir o consumo de combustível. Toda a linha Stralis 4X2 e 6X2 recebeu uma nova geração de eixo de tração e as versões Hi-Way a tecla “modo econômico” no painel. Os principais diferenciais do novo eixo são coroa e pinhão forjados e aplicação de solda a laser para fixação das peças internas.
  • Na linha Tector, a novidade na faixa de 17 toneladas é a versão170E21, com motor de quatro cilindros, 4,5 litros e 206cv de potência.
  • No segmento de 24 toneladas, a versão 240E30 (6X2) recebeu novo motor de 6,7 litros e 300cv de potência.
  • As opções 8X2 são o Tector 310E28 e 310E30, ambas com quarto eixo direcional de fábrica.
  • Entre os caminhões vocacionais, a novidade é o Tector Coleta 170E28 6×2 – com eixo Pusher – e o Tector Construção 260E30 8X4. Ambos tiveram os amortecedores recalibrados e embreagem reforçada, entre outros itens.
  • Na linha Daily, uma das novidades é a versão40S14, com PBT técnico de 4.860kg (sendo 1.860 só de carga) para atender clientes fora das regiões com restrição de circulação. Apoiada na mudança da lei do VUC em São Paulo, a Iveco aumentou o comprimento máximo dos veículos de 6,3m para 7,2, a Iveco aproveitou para divulgar o Daily 70C17 inclusive com cabine dupla.
  • Campanha “Preços que cabem no Bolso” para a aquisição de peças genuínas e planos de manutenção sob medida para motoristas e frotistas, e também revisão com preço fixo 10% abaixo da média do mercado.

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  • Começou o ano com uma promoção oferecendo condições diferenciadas para a troca do caminhão usado por qualquer modelo zero quilômetro do portifólio da empresa. Entre os atrativos da ação, a empresa destacou a avaliação acima da média do mercado e prazo até junho para os interessados fazer negócio dentro das condições propostas em todas as concessionárias da rede. Em 2016 a montadora completou 35 anos de existência e 20 da inauguração da fábrica de Resende.
  • Iniciou a campanha “Vire a Chave”. A ação sorteou dois caminhões MAN TGX, uma picape Saveiro, vários prêmios (TVs, tablets e smartphones) se estendeu até 30 de setembro, com abrangência da rede de concessionários, áreas de produtos e de engenharia.
  • Para o mercado brasileiro, os primeiros produtos apresentados no ano foram o MAN TGX para operações fora de estrada e o Volkswagen Constellation 26.280 Constructor Betoneira com transmissão automática.
  • A nova fase conta também com um laboratório de testes de motores, para homologação de novas potências e torques e o campo de provas em Resende/RJ, a primeira pista de rodagem do Grupo Volkswagen na America Latina. As duas obras estão previstas para serem inauguradas no início de 2017.
  • A lista de ações incluiu ainda o Centro de Treinamento para qualificação da rede de concessionários com mais de 10 salas técnicas com capacidade para receber veículos pesados.
  • MAN Latin America anunciou que vai investir R$ 1,5 bilhão na atualização das linhas de montagem da fábrica em Resende/RJ, modernização e lançamentos de veículos, ampliação dos serviços e conectividade. O valor tem como foco a renovação de produtos das famílias de caminhões e de ônibus da marca Volkswagen.

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  • Comemorou 60 anos de atividades no Brasil. Em seis décadas a empresa produziu 1.450.000 caminhões (sendo o primeiro o modelo L-312), 680 mil ônibus e mais de 2.900.000 mil motores.
  • Inauguração da segunda loja SelecTrucks no País, localizada em Contagem Minas Gerais.
  • O slogan “As estradas falam, as Mercedes-Benz escuta” esteve presente o tempo todo nas ações da empresa.
  • No campo dos produtos, uma das primeiras atividades foi a divulgação do pacote de inovações da família Atego e a estreia da marca no segmento 8X2, com o Atego 3026 e 3030 configurados de fábrica. Também ganharam destaque as versões 2730 6X4, para a construção civil e operações fora de estrada, e a 2729 para coleta lixo.
  • Toda a família Atego, incluindo os modelos 4X2 receberam quadros do chassi com maior resistência.
  • Outro lançamento da marca foi o Axor fora de estrada equipado com transmissão automatizada desenvolvida especificamente para este tipo de operação.
  • Ampliou e atualizou a linha de produtos para distribuição urbana e outras aplicações com o lançamento da família de van Vito e da terceira geração da Sprinter. O furgão Vito tem espaço de 15 metros a carga e capacidade para 1.225kg e agilidade para o tráfico urbano, já a nova Sprinter chegou com novidades no design e na parte da segurança ativa.

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