O Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Paraná (Sindirepa-PR) faz um alerta sobre a importância de manter os caminhões em bom estado de conservação para impedir acidentes graves. O alerta foi baseado em algumas blitze realizadas nas estradas do Estado do Paraná. No início de agosto, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) avaliou em Tijucas do Sul/PR (BR-346, liga Curitiba/PR e Palhoça/SC) 60 caminhões e detectou que o principal defeito estava no sistema de freios. A mesma situação foi constatada durante inspeções em 24 cidades do Estado e de Santa Catarina. Dos 1.800 veículos vistoriados, 974 tinham problemas de freio, um percentual de 54%. Os pit stops foram promovidos no último ano por unidades do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Paraná (Sindirepa-PR), do Núcleo Estadual de Automecânicas (Nea) e da Associação dos Reparadores Veiculares de Santa Catarina (Arvesc).

“O sistema de freio é composto por discos, pastilhas, tambor, lona, válvulas e catracas, sendo fundamental para a segurança no trânsito. Para garantir que tudo esteja em ordem, deve ser realizada uma revisão a cada dez mil quilômetros ou conforme indicação do manual do veículo”, orienta o diretor do Sindirepa-PR, Evaldo Kosters. Além disso, ele ressalta que a manutenção ajuda a manter o consumo de combustível regulado e o desempenho satisfatório.

Em outra região do Estado, nas rodovias dos Campos Gerais, foram contabilizados mais de 23 mil atendimentos devido a defeitos mecânicos envolvendo caminhões no ano passado, como apontam dados da concessionária CCR RodoNorte. As estatísticas abrangem um trecho de 478 km, com rotas de Apucarana a Curitiba e de Ponta Grossa a Jaguariaíva. Além dos freios, devem ser checados os sistemas de iluminação e sinalização, pneus e rodas, palhetas do limpador de para-brisa, óleo do motor e filtro de óleo.