Para ter sucesso na profissão é muito importante desempenhar um bom trabalho. Uma viagem valorizada gera melhores fretes. O Pega Carga, aplicativo para caminhoneiros autônomos, analisou o desempenho das viagens mais bem avaliadas em 2020 e, com base no perfil dos 40 mil caminhoneiros cadastrados na plataforma da startup brasileira, constatou a existência de pontos fundamentais para valorizar os deslocamentos em 2021.

Confira 4 pontos fundamentais para valorizar a sua viagem 

OTIMIZAÇÃO DA VIAGEM

Um frete valorizado não é só precificação. É um frete no qual a logística de viagem é otimizada. Por exemplo, quando o caminhoneiro tem um frete de ida e, em muitos casos, ainda não tem o frete de retorno, ao chegar no destino ele acaba aceitando uma contratação com um valor mais baixo para não voltar vazio e não ter prejuízo. Mas, no fim das contas, ele acaba tendo um frete desvalorizado no retorno, com a ideia de que “é melhor alguma coisa do que nada”.

CONFIANÇA

A segurança do aplicativo também valoriza o frete. A plataforma é segura, pois não existe exposição pública da carga, exposição da rota e existe a eliminação do intermediário ou atravessador de carga. Os aplicativos de fretes permite o contato direto entre transportadora e caminhoneiro eliminando o atravessador.

DOCUMENTAÇÃO CORRETA

O caminhoneiro deve manter suas informações em dia. O cadastro da ANTT, todos os seus certificados e documentos, a permissão de transporte de cargas, etc. Isso é algo essencial para que o motorista consiga bons fretes. Além disso, é preciso seguir focado na qualidade, com a prestação de serviço adequado, o que vai fazer com que ele tenha uma boa avaliação no aplicativo.

Assim, as transportadoras vão valorizar mais e vão reconhecer mais aqueles caminhoneiros que dentro da plataforma tem uma avaliação melhor por seus clientes. Então, quando ele tem uma avaliação melhor, seja porque ele cumpriu o tempo de entrega, seja porque ele está com a documentação em ordem, seja porque não teve nenhum problema durante a viagem, o caminhoneiro aumenta a possibilidade de receber um valor melhor.

ATUALIZAÇÃO DE CADASTRO

Além do cadastro, o caminhoneiro precisa ter atenção não só à atualização dos dados pessoais no aplicativo, como também ao cadastro do veículo, do equipamento, com os insumos que dispõe. Se o motorista tem um caminhão com todas as informações necessárias para ser apresentado às transportadoras, com todas as vantagens que pode ofertar para aquele transporte e ampliar o leque. Isso aumenta as oportunidades. Em uma negociação direta com o caminhoneiro, com a transportadora, o frete é valorizado.

É sempre bom que o usuário explique qual é o modelo de caminhão, quais são as cargas que transporta, a capacidade de carga, o ano e modelo do caminhão etc. Enfim, quanto mais informações atualizadas ele tiver na plataforma, mais chances de obter um frete melhor.