A Mercedes-Benz começou 2021 com comemorações. A lista inclui a liderança pelo 5º ano consecutivo em emplacamentos de caminhões a partir de 6 toneladas de PTB no mercado interno; a liderança do segmento de modelos extrapesados e a primeira posição no mercado global da marca em vendas de caminhões. Para completar, este ano a empresa completa 65 de instalação da fábrica brasileira.
Com 26.769 caminhões licenciados em 2020, contra 27.769 no ano anterior, a empresa manteve a liderança no mercado doméstico com 31,6% de participação.
“É importante destacar que também lideramos as vendas de caminhões no segmento de extrapesados em 2020; e continuamos na frente em janeiro de 2021”, disse Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Ano passado a Mercedes registrou licenciamento de 13.196 caminhões extrapesados. Em janeiro deste ano foram mais 1.127, ficando à frente da Volvo, com 865; da Scania com 610; MAN/Volkswagen, com 377; DAF 311 e Iveco com 131 unidades.
No total acima de seis toneladas de PBT a Mercedes alcançou 2.527 unidades licenciadas, crescimentio de 15% em relação às 2.194 unidades de janeiro de 2020.
“Não tem novatos no segmento de caminhões extrapesados, temos competidores dedicados e competentes, por isso nossa conquista é muito bacana”, complementou, acrescentansdo que diferente do passado, hoje a Mercedes-Benz é uma forte concorrente nesta categoria.
O Actros 2651 6×4 é o extrapesado mais vendido da marca, com 2.924 unidades emplacadas em 2020, o mais licenciado pelo terceiro ano consecutivo entre todos os modelos Mercedes-Benz.
“O Actros 2651 é um caminhão com total aprovação, em especial no transporte de grãos, atividade do agronegócio que é vital para a economia brasileira, principalmente porque o País deverá ter uma nova safra recorde”, disse Roberto Leoncini.
Leoncini destaca ainda o emplacamento de 637 unidades do Novo Actros durante o ano passado. “Estamos otimistas que o Novo Actros vai consolidar a liderança da Mercedes-Benz no segmento de pesados e vai ajudar a construir o 6º ano de liderança da marca no mercado de caminhões”.
Ano passado, 39% dos caminhões vendidos pela montadora saíram com algum tipo de plano de manutenção, sendo maioria para modelos extrapesados. Nesta categoria, 6 em cada 10 veículos foram adquiridos com algum dos cinco planos (Best, Basic, Select, SelectPlus e Complete) disponibilizados pela fabricante. Na opinião de Leoncini essa proporção vai crescer, porque permite maior disponibilidade do caminhão.
A empresa aumentou também o número de caminhões da marca conectados com seu sistema o FleetBoard. A ferramenta de gestão, que possibilita o monitoramento do caminhão, riscos de acidente e ajuda a reduzir custo operacional, atualmente está presente em 46% dos modelos pesados da marca. Mais de 11.1200 caminhões Mercedes rodam no País com o FleetBoard ativo.
Para 2021 á empresa espera um crescimento de 15% volume de vendas de todo o mercado de caminhões no Brasil, chegando pouco além das 100 mil unidades. Pelo seu lado, a Mercedes anunciou que dará continuidade à modernização das linhas de agregados (câmbio, motor e eixos) em São Bernardo do Campo (SP), e seguindo os conceitos da Indústria 4.0, além do desenvolvimento de novos produtos e serviços de conectividade até 2022.
USADOS
Em 2020 os caminhões seminovos comercializados pelas lojas SelecTrucks registraram aumento de vendas chegando a 1.551 unidades, contra 1.387 no ano anterior. De acordo com a Mercedes-Benz, cerca de 15% das vendas de modelos zero quilômetro a cada mês têm envolvimento da SelecTrucks, especialmente na troca por parte de clientes que optam pela própria marca. Atualmente são 10 lojas em pontos estratégicos para a marca nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste.