A rotina do motorista de caminhão, que inclui noites mal dormidas, excesso de trabalho e hábitos pouco saudáveis nas refeições, aumenta a possibilidade do desenvolvimento de problemas de pressão arterial, obesidade e diabetes e também as chances dele “apagar” ao volante e provocar graves acidentes.
É importante ressaltar que mal súbito é diferente de morte súbita, que ocorre quando de fato a pessoa falece repentinamente.
O mal súbito não apresentar sintomas prévios mas é possível que algumas pessoas sintam incômodo no peito, batimentos cardíacos acelerados, mal-estar, enjoo, dor de cabeça, falta de ar. Então fique de olho a esses sinais e se previna.
Confira algumas dicas que podem prevenir este tipo de situação:
- Durante a viagem, mantenha-se alimentado e hidratado.
- Dê preferência a alimentos leves e de fácil digestão, como frutas, legumes e verduras.
- Evite doces, frituras e gorduras.
- Durma bem antes de qualquer viagem de automóvel. O sono e o cansaço são grandes inimigos da viagem segura.
- Antes de dirigir, não faça refeições pesadas. A digestão demorada aumenta a sonolência.
- Na estrada, não descuide nem por um instante. Muita atenção ao realizar ultrapassagens. Só ultrapasse quando tiver certeza de que é seguro.
- Não use estimulantes como rebite e outros produtos. Você pode até ficar alerta, mas o corpo continua cansado e, quando o efeito passar, você será pego de surpresa.
- Quando o cansaço começar a bater, não insista. Pare em lugar seguro e descanse um pouco.
- O condutor deve programar paradas a cada três horas, caso ele dirija por mais de quatro horas seguidas, corre o risco de comprometer sua circulação e, consequentemente, os seus movimentos, por permanecer muito tempo na mesma posição.
- Se dirigir, não beba. Álcool provoca sonolência, desatenção, reflexos lentos, entre outras consequências.