Manter hábitos saudáveis com horários flexíveis de alimentação está longe de fazer parte do dia a dia da grande maioria dos motoristas de caminhão e, por conta disso, se tornam fortes candidatos a desenvolverem doenças que, na maioria das vezes, agem de maneira silenciosa e podem até levar o indivíduo à morte se não tratadas de maneira correta. Confira as oito mais comuns.
3HIPERTENSÃO
A doença é determinada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias e faz com que o coração tenha de exercer um esforço maior do que o normal para fazer com que o sangue seja distribuído de forma equilibrada no corpo. Entre as causas da hipertensão estão o consumo de bebidas alcoólicas, fumo, obesidade, sedentarismo, estresse, consumo elevado de sal, níveis altos de colesterol, diabetes e o sono inadequado. Os sintomas da hipertensão costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito.
Entre eles estão dores no peito; dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada, sangramento nasal
O diagnóstico é feito a partir da aferição da pressão. A hipertensão não tem cura, mas pode ser controlada através de medicamentos. Além disso, a prevenção é o melhor remédio contra a doença.
Dicas de prevenção:
- Mantenha o peso adequado, se necessário, mudando hábitos alimentares
- Manter uma alimentação saudável
- Não abusar do sal, utilize outros temperos que ressaltam o sabor dos alimentos
- Praticar atividade física regularmente
- Aproveitar momentos de lazer
- Abandonar o fumo
- Diminuir ou evitar o consumo de álcool
- Evitar alimentos gordurosos
- Controlar o diabetes, colesterol e outras doenças
- Caminhar mais, suba escadas em vez de usar o elevador
- Procurar ter uma boa noite de sono
- Tentar levar os problemas do dia a dia de maneira mais tranquila