Manter hábitos saudáveis com horários flexíveis de alimentação está longe de fazer parte do dia a dia da grande maioria dos motoristas de caminhão e, por conta disso, se tornam fortes candidatos a desenvolverem doenças que, na maioria das vezes, agem de maneira silenciosa e podem até levar o indivíduo à morte se não tratadas de maneira correta. Confira as oito mais comuns.

2COLESTEROL

O aumento do nível de colesterol no sangue não costuma ter sintomas mas é perigoso, pois esse excesso de gordura  que pode se depositar nas paredes das artérias (que são os vasos que levam sangue para os órgãos e tecidos) determinando um processo conhecido com arteriosclerose. Se esse depósito ocorrer nas artérias coronárias, pode causar a angina (dor no peito) e infarto do miocárdio. Se ocorrer nas artérias cerebrais, pode provocar acidente vascular cerebral (derrame).

Quando o aumento do colesterol atinge níveis muito altos, pode haver um aumento do fígado, o baço e sintomas de pancreatite. Gema de ovo, bacon, carne de frango com pele, torresmo, manteiga, creme de leite e nata, frituras, salsicha, salame, linguiça e carnes de animais, são os principais alimentos que contêm  significativa quantidade de colesterol.