A Agência de Transporte da Suécia autorizou a Scania a testar caminhões autônomos no tráfego  em rodovia do país. Os veículos vão operar na rota E4 entre as cidades de Södertälje e Jönköping, num percurso de 290 quilômetros, transportando peças de produção da montadora.

Os caminhões vão operar no nível 4 de autonomia (o penúltimo da escala SAE), no qual podem trafegar sem interferência do motorista em meio ao tráfego rodoviário.

“Tanto nos Estados Unidos quanto na China já estão em andamento testes de caminhões de acordo com o Nível 4 em vias públicas. Mas pelo que sei, a Scania é a primeira na Europa a testar a tecnologia em uma rodovia e com carga útil”, disse Hans Nordin,  responsável pelo projeto de transporte de um ponto ao outro pelosveículos autônomos.

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Caminhões vão operar em rota rodoviária dentro da Suécia transportando peças e componentes de produção da Scania

Os testes estão dentro dos trabalhos do Scania Transport Laboratory, transportadora criada pela Scania parao perar como um laboratório e facilitaro entendimento dos desafios do transporte e buscar soluções. Testes de novas tecnologias, combustíveis alternativos, conectividade, manutenção e treinamento de motoristas entre outras funções,estão das funções do Laboratório de Transporte da Scania.

Nordin acrescentou que ainda neste ano a Scania planeja expandir os testes para viagens mais longas, entre Södertälje e a cidade portuária de Helsingborg, ao sul do país, numa rota de 523 quilômetros também pela mesma rodovia E4. Ele disse  ainda que  nos próximos anos a Scania espera  poder testar a tecnologia em outros países europeus e na China.

Todos os testes vão acontecer em parceria com a empresa norte-americana de tecnologia autônoma TuSimple, parceira do Grupo TRATON (que reúne as marcas Volkswagen Caminhões e Ônibus, MAN e Scania).

Desde a sua fundação em 2015, a TuSimple já  realizou milhões de quilômetros de testes em rodovias para desenvolver a tecnologia de autodirecionamento para automação nível 4. A empresa é hoje considerada líder na área.

No entanto, por questões de segurança haverá a bordo dos caminhões o acompanhamento de um motorista bem como um engenheiro de teste para monitorar as informações transmitidas ao caminhão pelos sensores que possibilitam a condução autônoma.

REALIDADE– Do ponto de vista de Hans Nordin, operações por rodovias entre centros de carga deverão ser o primeiro tipo de transporte em vias públicas com caminhão autônomo a se tornar realidade.

Ele lembra que em poucos anos a tecnologia autônoma poderá se tornar  uma realidade para o transporte em áreas fechadas, como minas e terminais. Desde de 2017 a Scania testa caminhões autônomos para transporte de mineração na Austrália.

Scania AXL Mineradora
Caminhão Scania autônomo para trabalho em mineração

“Avançamos tanto no desenvolvimento de veículos autônomos que a tecnologia pode estar pronta para ser introduzida no mercado já nos próximos cinco anos para esse tipo de transporte, adicionou”.  No entanto, em sua opinião a condução de caminhões autônomos em rodovias e também em ambientes urbanos levara mais tempo para ser realidade.